A regulamentação do Exame foi feita pela Resolução CFC nº 1.
Para ser perito na área contábil é preciso concluir a graduação em Ciências Contábeis, estar devidamente habilitado no Conselho Regional de Contabilidade. Vale ressaltar que, conforme a legislação vigente, a perícia contábil é uma atividade exclusiva dos contadores.
A condição para obtenção do registro no CNAI é a aprovação no Exame de Qualificação Técnica regulado pela Resolução CFC nº 1.
Para fazer a inscrição no CNAI, é preciso apresentar os seguintes documentos no Creci:
c) divulgar edital contendo todas as informações relativas ao Exame, com a antecedência mínima de 60 (sessenta) dias da realização do mesmo, inclusive o conteúdo programático a ser exigido.
Quanto à titulação, poderá ser de contador, contador de custos, contador departamental, contador de filial, contador fazendário, contador fiscal, contador geral, contador industrial, contador patrimonial, contador público, contador revisor, contador seccional ou setorial, contadoria, técnico em contabilidade, ...
O Exame de Qualificação Técnica (EQT), instituído pela NBC PA 13(R3) e pela NBC PP 02, é administrado por uma comissão formada por contadores indicados pelo próprio CFC e pelo IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil.
As provas aplicadas serão a de Qualificação Técnica Geral (QTG), cuja aprovação é obrigatória para inscrição no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (Cnai), as específicas para atuar em entidades reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), no Banco Central do Brasil (BCB), na Superintendência de ...
Anualmente, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realiza provas para comprovar que os formados em Ciências Contábeis e Contabilidade estão preparados para o mercado e tem conhecimento em temas como ética, matemática financeira, controladoria, estoques, dentre outros necessários para sua futura área de atuação.
A principal função do perito contábil é executar de forma adequada todos os processos de análise e conferência de provas, constatando se houve ou não alguma irregularidade no âmbito fiscal. Para isso, ele deve ter o domínio de técnicas de contabilidade, entendendo os critérios que podem comprovar suas constatações.
Resposta: Nesse caso, o profissional perde o cadastro (CNAI, CNPC) e será aberto processo administrativo, gerando um auto de infração pelo não cumprimento da norma. Para o reestabelecimento do registro, deverá ser aprovado em Exame de Qualificação Técnica.
Educação Profissional Continuada é um programa do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que visa atualizar e expandir os conhecimentos e competências técnicas e profissionais, as habilidades multidisciplinares e a elevação do comportamento social, moral e ético dos profissionais da contabilidade que atuam no mercado ...
autoestudo, com conteúdo e referências indicados pela capacitadora e instrumento formal de avaliação (no qual o profissional tem de ter aproveitamento de pelo menos 75%): quatro pontos por curso e no máximo 20 pontos por ano com essa atividade.
O que faz um Analista Fiscal? O Analista Fiscal atua ou auxilia na apuração e na declaração de impostos diretos e indiretos de uma empresa. Além disso, esse profissional realiza escrituração fiscal, atende fiscalizações e participa na análise dos procedimentos fiscais.
O Assistente Fiscal é o profissional responsável por controlar e executar trabalhos relacionados com a área contábil, sendo eles: registro de documentos, escrituração de livros fiscais, classificação de despesas, análise e reconciliação de contas.
O profissional de Assistente de Departamento Pessoal é responsável por realizar o processo de admissão e demissão de funcionários e também prestar auxílio na administração de pessoal com folha de pagamento, rescisão, folha de ponto, benefícios (controle, cálculos e apontamentos).
Emite notas fiscais de produtos e serviços e realiza cálculo de impostos e alíquotas. Recebe e prepara documentos para análise cadastral e liberação de crédito a fim de gerar faturamento e liberar pedidos.
O Auxiliar Fiscal por ser o profissional responsável por atuar com lançamentos de notas fiscais e contábeis, escritura fiscal, retenção de impostos se relaciona com a área contábil e fiscal dentro de uma empresa.
R$ 1.
O Faturamento é essencial para manter o negócio. Através do seu controle dá para saber se o valor que está faturando está cobrindo os custos do período. Por isso, o faturamento tornou-se uma ferramenta fundamental dentro das empresas, principalmente com a chegada da nota fiscal eletrônica.