1- Calculo da corrente do transformador, exemplo trafo de 150 kVA em 11,9 kV trifasico. Quando monofásico não se divide por √3. 2- Corrente do fusível: Deve-se solicitar a corrente de INRUSH do transformador com o fabricante, supondo –se que seja 18,2 A para o nosso exemplo então seu fusível é de 20 A.
TIPOS DE ELOS FUSÍVEIS São elos fusíveis de ação lenta destinados a proteção de transformadores de distribuição instalados no lado de média tensão (primário). São elos capazes de suportar correntes de alto surto, como as de magnetização dos transformadores, sem provocar a fusão do elemento fusível.
Como Escolher Para proteger um circuito devemos escolher um fusível cujo valor de corrente seja maior do que a corrente máxima que o aparelho possa drenar em funcionamento normal.
Potencia/Voltagem=Amperagem Então... 110w/12 =9,16 Amperes (A). Cada lâmpada consome 55W / 12V = 4,58 (A) (2x 24,58=9,16). Portanto, um fusível de 15 Amperes está ótimo pra evitar que qualquer sobrecarga queime seu veículo por inteito.
No dimensionamento do fusível, alguns aspectos devem ser considerados para que não seja sub ou super dimensionados.