Quanto De Ferro Meu Filho Precisa?
A suplementação profilática de ferro é recomendada para crianças entre 6 meses e 24 meses de vida, na dose de 1mg de ferro elementar/Kg/dia.
Depois do nascimento, a primeira consulta do bebê com o pediatra se dá entre os sete aos 10 dias de vida e, geralmente, é quando o médico prescreve a vitamina D. Disponível pelo sistema público há uma combinação das vitaminas D e A, em forma de gotas, recebidas pela família gratuitamente.
Segundo o Ministério da Saúde, a recomendação para mulheres adultas é a ingestão de 15 mg/dia de ferro. Já no caso das gestantes: “A suplementação de ferro na gravidez deve ser em dose mínima de 30 mg/dia durante toda a gestação e até 3 meses depois do parto.
Além desses cuidados, é recomendável durante a gestação e até o 3º mês após o parto o uso de sulfato ferroso, que é distribuído nas Unidades Básicas de Saúde.
Para tratar a anemia na gravidez recomenda-se a ingestão de alimentos ricos em ferro e ácido fólico como carnes, bife de fígado, feijão, espinafre, lentilha e couve, pois assim é possível repor os níveis de ferro no organismo, o que influencia diretamente na quantidade de hemoglobina circulante.
Crianças: 3 a 5 mg de ferro/kg/dia, não podendo ultrapassar 60 mg/dia; Bebês de 6 meses a 1 ano: 1 mg de ferro/kg/dia; Gestantes: 30-60 mg de ferro + 400 mcg de ácido fólico; Mulheres que amamentam: 40 mg de ferro.
Os dois suplementos nutricionais que são recomendados durante a gravidez são o ácido fólico e a vitamina D1. O ácido fólico é recomendado, inclusive, desde o momento em que a mulher decide engravidar. O ácido fólico ajuda a prevenir defeitos do tubo neural, como a espinha bífida.
A suplementação de ácido fólico é a mais recomendada pelo médico ou nutricionista pelo fato dessa vitamina ser importante no desenvolvimento do bebê, prevenindo lesões no tubo neural e doenças congênitas.
A prescrição de ferro profilático deve começar a partir do conhecimento da gravidez até o terceiro mês após parto(3). A dose recomendada é de 30 a 60 mg de ferro elementar, o correspondente a 150 a 300 mg de sulfato ferroso ao dia(3).
Qual a importância da administração do ácido fólico e sulfato ferroso na gestação? O ácido fólico e sulfato ferroso atuam na divisão das células, prevenção dos defeitos do tubo neural e reduz o nascimento de bebês prematuros e com baixo peso.
O medicamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) assim como o sulfato ferroso, essencial para prevenir a anemia durante a gravidez. O ácido fólico não engorda, previne contra a anemia, assim como o sulfato ferroso, e auxilia o funcionamento do sistema vascular.
O que a falta de ferro pode causar De acordo com a doutora Vania, além de sintomas como cansaço, tontura, dor de cabeça, palidez, fraqueza e dor nas pernas, a anemia pode comprometer o desenvolvimento do bebê e piorar a situação da mãe na hora de dar a luz.
A deficiência do ácido fólico pode prejudicar o desenvolvimento do tubo neural, causando males como a anencefalia, levando à morte do bebê poucos dias após o nascimento.
Portanto, a quantidade insuficiente desse nutriente durante a gravidez pode gerar malformações cerebrais e visuais para o bebê, provocar o parto prematuro ou o baixo peso ao nascer.
Tomar suplementos multivitamínicos durante a gestação não traz benefícios para a saúde da mãe e nem do bebê - exceto no caso de ácido fólico e da vitamina D. Tomar multivitamínicos durante a gravidez é um desperdício de dinheiro.
6 Vitaminas e minerais fundamentais na gravidez
A suplementação de ácido fólico deve ser mantida durante a gravidez até ao 3º trimestre, ou de acordo com a indicação do obstetra que está seguindo a gestação, pois assim é possível prevenir a anemia durante a gravidez, o que também poderia interferir no desenvolvimento do bebê.
Assim a overdose não ocorre com a alimentação, mas pode ocorrer a partir de suplementos. Ingerir uma dose excessiva de ácido fólico pode resultar em problemas digestivos, dor de estômago, náusea e reações cutâneas tipo urticária. Também pode ocorrer a deficiência de vitamina B12 e consequentemente uma anemia.