Então teríamos:
O desconto de duplicatas é uma operação financeira em que a empresa entrega determinadas duplicatas para o banco e este lhe antecipa o valor em conta corrente, cobrando juros antecipadamente.
A operação de desconto de uma duplicata é uma operação financeira onde a empresa, detentora de um crédito (“Duplicatas a Receber”, “Clientes” etc) antecipa seu recebimento junto ao banco, que cobra juros por essa operação. ... Antes era classificada como Retificadora das contas “Duplicatas a Receber” do Ativo Circulante.
Nesse caso o credor não possui a duplicata, porque o devedor não a devolveu retendo injustificadamente, dessa maneira deve o credor informar ao cartório as indicações do título através da fatura.
A duplicata mercantil é título de aceite obrigatório, ou seja, independe da vontade do sacado (comprador). A recusa de aceite de uma duplicata mercantil só é admissível nos casos previstos pelo art. 8º da LD , ou seja, por motivo de: a) avaria ou não recebimento de mercadorias, quando não expedidas ou não entregues...
Trata-se do protesto por indicação. As indicações são extraídas pelo sacador de seu livro de Registro de Duplicatas, onde consta o teor da fatura e todos seus dados (artigo 19 da Lei 5478/68). Esta exigência tem por objetivo o resguardo da literalidade, princípio e característica essencial dos títulos de crédito.