4 aquecimentos para correr melhor e evitar lesões
O aquecimento proporciona então o aumento do fluxo de sangue para os músculos, adequando mais rapidamente a exigência para elevar a produção de energia aeróbica, aumenta a temperatura do corpo, contemplando a melhor atividade das enzimas, e aquecendo os músculos, diminui também a probabilidade de lesões.
Aquecimento: modo de usar.
O principal objetivo do aquecimento é preparar o organismo para o esporte, seja em treinamento, na competição ou no lazer. Ele visa obter o estado ideal psíquico e físico, a preparação para os movimentos e principalmente prevenir as lesões. Existem dois tipos de aquecimento: o geral e o específico.
A grande tendência dos estudos foi de confirmar a idéia de que a seqüência mais adequada é realizar os exercícios envolvendo grandes grupos musculares antes dos pequenos grupos, pois quando a ordem foi inversa, os experimentos mostraram queda no volume total de treino.
Ele deve ser realizado antes e após a atividade física, já que é voltado para o aumento da flexibilidade. Durante o alongamento, ocorre o estiramento das fibras musculares, que têm seu comprimento e sua flexibilidade aumentados.
O alongamento à noite vem para reduzir a sobrecarga das articulações, especialmente daquelas mais solicitadas durante o dia. É por isso que antes de dormir é recomendado alongar, especialmente, o pescoço e os ombros, onde se concentram as tensões, e a região da lombar.