Para se fazer o dimensionamento, precisaremos do número total de funcionários e do grau de risco. Desta forma teremos 1040 funcionários (150 + 300 + 75 + 515 = 1040) e o Grau de Risco devo considerar aquele da atividade econômica que empregue o maior número de funcionários assistidos.
Quando se trata de dimensionamento de SESMT e CIPA e opção natural é dimensionar pelo CNAE primário. Porém, se mais da metade do quadro de empregados trabalhar no CNAE secundário, e se esse secundário for maior de risco maior que o primário, devemos dimensionar por ele.
Em outras palavras, o dimensionamento de frota é a operação prática que envolve a execução de certos procedimentos com o objetivo de otimizar o desenvolvimento e a execução das atividades de movimentação de carga.
O principal objetivo do dimensionamento de frota é aumentar a produtividade da empresa, através de otimização e planejamento das atividades relacionadas ao transporte.
A aplicação desse sistema tem por finalidade achar qual é o total de veículos precisos para realizar determinada tarefa. O cálculo é realizado por meio da demanda mensal dividida pelo volume de carga transportada todo mês. O resultado é a quantidade total de veículos necessários.
Para o correto dimensionamento da frota leve, devem ser consideradas questões sobre o deslocamento da carga, a quantidade de entregas a serem feitas, o número de motoristas, as distâncias que serão percorridas, o peso dos veículos, o tipo de carga que será transportada, e assim por diante.
Ambas as ferramentas visam preservar a saúde do colaborador em um ambiente de trabalho, contudo, a CIPA tem seu foco na prevenção de doenças e de acidentes de trabalho (essencialmente com a responsabilidade de elaborar meios técnicos para a identificação e a mensuração dos riscos presentes na empresa), já a SESMT se ...
Para saber a quantidade e quais os funcionários necessários no SESMT, você deve ficar atento ao número de empregados e o tipo de atividade no local de trabalho. Através do dimensionamento, é possível identificar problemas com os trabalhadores e aplicar soluções rápidas para garantir a segurança de todos.
O risco relacionado aos acidentes de trabalho é definido pela NR-04 (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), os quais foram definidos pelo ministério do trabalho de acordo com a atividade principal de cada empresa, através do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).
Para descobrir o grau de risco da sua empresa, você precisará do código CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). Ele serve para identificar as atividades desenvolvidas por um estabelecimento. Para obtê-lo, basta verificar o CNPJ da empresa e acessar o site da Receita Federal.