A aromatase também ocorre em excesso quando alguém consome mais testosterona do que deveria, gerando um aumento de estrogênio no corpo masculino. Por isso, tome cuidado ao utilizar suplementos para aumentar a quantidade deste hormônio. Consulte sempre um médico para repor qualquer coisa no seu corpo.
O valor da SHBG depende do contesto clínico. Ela pode estar diminuída pelo uso de andrógenos(bomba), obesidade, hipotireoidismo, e tende a ser maior(elevada) na diminuição dos hormônios sexuais. Portanto, provavelmente você deve ter uma testosterona alta, o que não seria ruim para o ganho de massa muscular.
Em homens estudos mostram que: A terapia com Anastrozol é eficaz em aumentar os níveis de testosterona e diminuir os níveis de estradiol, modulando o metabolismo hormonal em homens com desordens androgênicas.
A elevação do estradiol no homem pode ser causado por Obesidade, tumores de testículos e uso indiscriminado de hormônios masculinos como a testosterona.
Os xenoestrógenos ligam-se aos receptores de estrogênio desencadeando uma resposta exagerada. A principal preocupação também está no aumento da incidência de cânceres hormonais como os de mama e ovários nas mulheres e o de próstata nos homens. Uma das maiores fontes de excesso de xenoestrógenos é a dieta moderna.
Para contribuir com a regulação dos níveis hormonais é preciso manter um estilo de vida equilibrado com a prática regular de atividade física e uma alimentação rica em vegetais, principalmente as hortaliças brássicas, a exemplo do brócolis.
Uma boa estratégia para fazer a reposição hormonal de forma natural na menopausa é consumir regularmente alimentos como soja, sementes de linhaça e o inhame.
O principal tratamento para os sintomas da menopausa utiliza estrogênio isolado ou combinado com progesterona para prevenir estímulo endometrial. O estrogênio na reposição hormonal previne osteoporose e sintomas relacionados à diminuição do estradiol.