As flexões de grau do substantivo expressam aumento (grau aumentativo) e diminuição (grau diminutivo). O grau aumentativo também pode indicar exagero, depreciação ou afeto, enquanto o grau diminutivo também pode indicar moderação, afetividade ou desdém.
Grau é a propriedade que o substantivo tem de exprimir as variações do tamanho do ser. Exemplo: livro (tamanho normal), livrinho (tamanho diminuído), livrão (tamanho aumentado). Os graus dos substantivos são dois: aumentativo e diminutivo. Grau aumentativo: exprime o aumento do tamanho normal do ser.
ebre – casebre. eco – padreco. ejo – vilarejo. -eto, -eta – maleta.
Diminutivos irregulares - Grau dos substantivos
-ote/a: velhota, rapazote, filhote; -isco/a: chuvisco, pedrisco; -usco/a: velhusco; -ola: criançola, bandeirola, rapazola.
substantivo feminino Pequena bandeira com que os engenheiros marcam o ponto de um alinhamento, traçado etc.
Aumentativo e diminutivo são flexões de grau que os substantivos podem apresentar. Assim, a palavra nariz é um substantivo que se apresenta no grau normal, cujos graus aumentativo e diminutivo são respectivamente narigão e narizinho.
Chamamos de diminutivo a forma como nomeamos as coisas, colocando-as bem menor do que são, dando um ar de delicadeza, coisinha muito miúda. Quando um sapato é pequeno dizemos que é um “sapatinho”.
substantivo masculino Menino adolescente; moço, jovem. Aquele que, embora adulto, conserva uma aparência jovem.
SubstantivoEditar
rapaz - adjetivo
Rapazes é o plural de rapaz.
Isto é, gases é o plural de gás, que significa estado da matéria que tem a característica de se expandir espontaneamente, ocupando a totalidade do recipiente que a contém.