As etapas da digestão
As estruturas incluem: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Os órgãos digestórios acessórios são os dentes, a língua, as glândulas salivares, o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas.
Órgãos anexos são aqueles que, mesmo não fazendo parte do tubo digestivo, se comunicam com ele através de canais, desempenhando um papel importante na digestão. São eles: glândulas salivares, pâncreas e fígado.
A digestão mecânica é o primeiro passo e tem início na boca, com a trituração dos alimentos realizada pelos dentes e com a ajuda da saliva e sua principal enzima chamada ptialina, a qual começa a agir sobre os alimentos e dá início ao bolo alimentar que se encaminhará ao esôfago e ao estômago.
A digestão mecânica ocorre apenas na mastigação e obviamente é efetuada pelos dentes. A digestão química que atua em todo o tubo digestório é realizada pelos sucos digestórios. Os Sucos Digestórios e suas Enzimas: ... As enzimas são responsáveis pela "quebra" dos alimentos (para que possam ser absorvidos pelo sangue).
De acordo com o local da ocorrência, temos 3 tipos de digestão:
Na boca, a saliva já inicia o processo de digestão. A enzima amilase salivar (ptialina) "quebra" as grandes moléculas de amido (existentes nos carboidratos - pão, macarrão, etc.) em moléculas menores, de maltose. Da boca, o bolo alimentar desce pela faringe, pelo esôfago e chega ao estômago.
Já os alimentos como a aveia, laticínios, refrigerante e macarrão são digeridos em duas horas pelo nosso organismo.
Em relação à digestão, os especialistas lembraram ainda do tempo que cada alimento é digerido. Por exemplo, no caso do carboidrato, o período leva de 1 a 2 horas; já a proteína leva de 2 a 4 horas; por fim, as gorduras são as que mais demoram para serem digeridas e levam de 6 a 8 horas.
Tomar pequenos goles de água ao longo do dia. Comer pequenas porções de 3 em 3 horas; Não beber líquidos durante as refeições; Identificar os alimentos que causam má digestão e evitar o seu consumo.
Azia e diarreia: por ter ações ácidas no organismo, as bebidas alcoólicas podem atingir os tecidos estomacais e provocar irritação, o que acarreta a sensação de queimação. Já no intestino, o álcool pode alterar a flora intestinal, resultando em diarréias após a ingestão.
O que comer quando está com diarreia? A alimentação é um elemento importante do tratamento da diarreia. De modo geral, recomenda-se evitar alimentos gordurosos, como frituras, e alimentos ou bebidas ricos em açúcar. Também não são recomendados alimentos naturalmente laxativos, como mamão, feijão e lentilha.
A ingestão de alimentos gordurosos é uma das causas para a dor de barriga depois do almoço, provocada por uma crise de vesícula biliar. Isso porque o órgão, que é responsável por armazenar a bile e atuar na digestão de gorduras no intestino, pode sofrer ao longo do tempo com a formação de cálculos e inflamações.
E as gorduras, que mais atraem a atenção dos viciados em churrasco, se consumidas excessivamente, podem provocar dificuldade na digestão e forçar o fígado e o estômago a estimularem a produção exagerada de ácido para digeri-las.