Bicarbonato de sódio O bicarbonato de sódio exercerá um papel eficaz na eliminação das placas e também dos tártaros. Para tal, basta molhar a escova de dente e polvilhá-la com bicarbonato de sódio. Em seguida, escove bem os dentes com ela. Depois basta enxaguar e repetir o procedimento 2 vezes por dia.
A remoção completa do tártaro é realizada pelo dentista. A primeira fase da 'raspagem' remove os depósitos de placa bacteriana e tártaro. Muitas vezes a raspagem com ultrassom é usada primeiro para retirar a parte grossa do tártaro, seguida por instrumentos específicos para raspagem de resíduos indesejados.
Tal como fazemos conosco, uma boa escovação dental, um enxaguante bucal, conferir que alimentos comemos entre outras coisas que nos podem ajudar a evitar o tártaro e tudo o que isso implica.
O mau-hálito em gatos é bem comum, mas pode ser causado por diversos fatores. Geralmente está associado à má higiene oral, placas bacterianas (famoso “tártaro”) ou alimentação, mas também pode significar algum problema periodontal, estomacal, renal, entre outros.
Gatos e cães precisam de escovação dental e limpeza periódica de tártaro. O mau hálito não é normal e pode indicar problemas graves.
também é possível utilizar aditivos caseiros, como chás de erva-doce, hortelã, gengibre e salsa; refresque o hálito do seu bichinho misturando limão, menta ou hortelã à água que você for utilizar para fazer a higiene bucal.
Alguns gatos babam se estão felizes ou muito nervosos. Inclusive, se o seu gato baba ao ronronar, é um sinal de que ele está relaxado e satisfeito. Mas em outros momentos, babar excessivamente pode ser um sinal de que seu gato não está bem.
Sintomas: como reconhecer um gato envenenado?
Adora estar com você! Embora não seja muito comum, alguns gatos babam pelo puro prazer que lhes produz certas situações que adoram, como receber carinho e mimos dos seus donos. Quando este é o motivo da baba, costuma apresentar-se desde que o animal é jovem.
Não se assuste se ele começar a babar, espumar e sacudir a cabeça espalhando remédio para todos os lados. Este é o grande problema da medicação líquida, é difícil saber se o animal ingeriu a dose adequada ou “cuspiu” tudo. Se seu gato não aceitar bem os líquidos, prefira os comprimidos.
Muitos tutores ficam preocupados ao verem o gato espumando ao tomar dipirona. Geralmente, esse comportamento é apenas uma rejeição do gato ao remédio e não representa um grande risco. Entretanto, caso seja acompanhado de outro sintoma, como dor ou miados, busque ajuda de um especialista.
Como parar de respirar pela boca