1 Qualidade ou característica de tangível. 2 Espir Grau de condensação do perispírito nas aparições, havendo materialização e, portanto, tornando-as palpáveis e tangíveis.
17 sinônimos de tangível para 2 sentidos da palavra tangível: Que se pode tocar: 1 concreto, material, real, corpóreo, palpável, sensível, tateável, tátil, tocável.
Significado de Finda substantivo feminino Termina; ação de findar, de pôr fim a: uma amizade que nunca finda. Conclusão; ação de chegar ao fim, de terminar: o projeto finda em dívidas. Etimologia (origem da palavra finda).
adjetivo Relativo à identidade, à reunião das qualidades particulares, das características que definem e caracterizam algo ou alguém, diferenciando esta pessoa ou coisa das demais: composição artística identitária.
Uma política identitária (em inglês: identity politics) refere-se a posições políticas baseadas nos interesses e nas perspectivas de grupos sociais com os quais cidadãos se identificam.
Os lugares identitários são o resultado das relações afetivas das pessoas com as cidades, o que não pode ser compreendido a partir de uma perspectiva linear ou algum tipo de categorização que limite a determinados lugares ou contextos sua configuração identitária.
As questões identitárias ganharam espaço privilegiado na teoria social, porque se constituem uma forma de entender como são formadas as relações humanas. Tais identidades não são elaboradas isoladamente, mas negociadas pelo indivíduo durante toda a vida e são construídas e reconstruídas no interior de trocas sociais.
Significado de temática Reunião dos temas e/ou assuntos que definem uma obra literária ou quaisquer outras de teor artístico. Etimologia (origem da palavra temática).
A palavra alteridade advém do vocábulo latino alteritas, que significa ser o outro, portanto, designa o exercício de colocar-se no lugar do outro, de perceber o outro como uma pessoa singular e subjetiva. A alteridade é o reconhecimento e o respeito das diferenças entre as pessoas.
Isto é: chamar tais ou quais movimentos sociais de identitário é resumir, encerrar, limitar o movimento ou os movimentos a apenas uma de suas facetas, a chamada identidade, àquela gama de características que lhe dá sentido de grupo. ...
Eles ocupam um espaço dentro dos movimentos sociais relacionado às identidades daqueles que os compõe. Movimentos de gênero, movimentos de mulheres, movimentos de homossexuais, movimentos de afro-brasileiros e o movimento indígena são alguns dos exemplos dos que têm maiores representações no Brasil.
Os movimentos sociais são formados por grupos de indivíduos que defendem, demandam e/ou lutam por uma causa social e política. É uma forma da população se organizar, expressar os seus desejos e exigir os seus direitos.
Os movimentos sociais são característicos de uma sociedade plural, que se constrói em torno do embate político por interesses coletivos e/ou individuais. ... Os grupos que produzem ação em busca da representação política de seus anseios atuam de modo a produzir pressão direta ou indireta no corpo político de um Estado.
As características se apresentam como:
A expressão “novos movimentos sociais” supõe diferenças em relação aos movimentos sociais tradicionais. ... Normalmente os novos movimentos sociais se articulam através de redes constituindo pautas reivindicatórias coletivas, convergindo interesses, organizando ações conjuntas e buscando visibilidade social.
Outra característica dos novos movimentos sociais é que, à diferença dos movimentos tradicionais, não visam “tomar o poder” pela conquista do Estado, mas geralmente constituem espaços políticos não-institucionais a partir dos quais procuram alterar hábitos e valores da sociedade de modo a interferir nas políticas ...
Podemos citar como alguns exemplos de movimentos o da causa operária, o movimento negro (contra racismo e segregação racial), o movimento estudantil, o movimento de trabalhadores do campo, movimento feminista, movimentos ambientalistas, da luta contra a homofobia, separatistas, movimentos marxistas, socialista, ...
Há pontos que são inquestionáveis. Estes movimentos fazem emergir de forma profunda a idéia de cidadania. Neste sentido, têm um significado próprio na história brasileira. ... Desta forma, não se coloca neste período a questão do movimento social como portador de uma idéia de cidadania e de sociedade nova.
6 movimentos importantes para você acompanhar
Os principais movimentos sociais no Brasil – As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.
Os movimentos sociais podem ser classificados de acordo com seus objetivos, sendo possível separá-los em três tipos diferentes. São estes: ... Movimentos de classe, que têm como objetivo alterar a organização social e, também, as relações entre as diferentes camadas da sociedade.
Os movimentos sociais podem ser classificados em 3 (três) tipos. São eles: Movimentos políticos que tentam influenciar a população para atuar nos pareceres políticos diretamente, para fins de transformação na sociedade; Movimentos revindicatórios, que destacam a luta por questões urgentes e iminentes.