A literatura de cordel como conhecemos hoje teve sua origem ainda em Portugal com os trovadores medievais (poetas que cantavam poemas no século 12 e 13), os quais espalhavam histórias para a população, que, na época, era em grande parte analfabeta.
região Nordeste
Resposta. Resposta:A reposta é: a arte existe desde a época dos povos conquistadores e veio para o Brasil por meio dos colonizadores portugueses.
Trazido pelos portugueses, os cordéis brasileiros passaram a ser impressos no século XIX, e adquiram características próprias. Especialmente popular no Nordeste, o cordel passou a tratar de temas próprios da cultura brasileira, abordando dos feitos do cangaceiro Lampião até as lendas do nosso folclore.
Leandro Gomes de Barros Acabou fazendo parte do imaginário popular do Nordeste brasileiro, por exemplo, quando Ariano Suassuna, grande dramaturgo nordestino, fez referência a Leandro em sua peça 'Auto da compadecida' com o cordel 'O testamento do cachorro' e 'O cavalo que defecava dinheiro'.
O cordel nordestino é uma expressão popular que se caracteriza pela declamação de poemas. Esses textos rimados são impressos em folhetos e pendurados em cordas - os cordéis! - e vendidos em feiras livres. Esse tipo de arte costuma trazer temas regionais, personagens locais, lendas folclóricas, além de questões sociais.
A literatura de cordel chegou ao Brasil com nossos colonizadores, instalando-se na Bahia e nos demais estados do Nordeste, onde encontrou um terreno fértil. ... Portanto, surgiu também no Brasil, como literatura oral, característica fundamental da cultura popular.
Passo a passo: