A segunda lei da termodinâmica originou-se historicamente sobre o estudo de eficiência de uma máquina térmica, ou seja, um dispositivo que provê trabalho graças à diferença de temperatura entre dois corpos, transformando calor em trabalho.
Máquinas frigoríficas Segundo o postulado de Clausius, é impossível transferir energia sob a forma de calor de forma espontânea, de uma fonte fria para uma fonte quente. Para que tal aconteça, é necessário fornecer trabalho ao sistema, e, nesse caso, temos uma máquina frigorífica.
(ITA 2014) “Pode-se associar a segunda lei da Termodinâmica a um princípio de degradação da energia”. ... A energia se conserva sempre. O calor não flui espontaneamente de um corpo quente para outro frio. Uma máquina térmica operando em ciclo converte integralmente trabalho em calor.
2-A Segunda Lei da Termodinâmica, foi referida (em 1947) como lei de Carnot-Clausius por Pierre du Noüy e enunciada como: Um sistema material isolado não pode nunca passar duas vezes de forma idêntica pelo mesmo estado. ... É o tal do aumento irreversível de ENTROPIA em um sistema fechado.
A utilização de maquinas em larga escala teve início com o advento da máquina a vapor, no início do século XVIII. ... Nas usinas termoelétricas atuais, como nas primeiras máquinas a vapor, o movimento e obtido através do vapor de água a alta pressão.