Se você quer calcular o volume de uma esfera, basta encontrar o valor do raio e inseri-lo em uma simples fórmula: V = ⁴⁄₃πr³.
FÓRMULA DA ÁREA DA ESFERA Chama-se esfera de centro O e raio R o conjunto de pontos do espaço cuja distância do centro é menor ou igual ao raio. Dessa forma, é possível definir a área da superfície da esfera como o produto entre 4, o número irracional π e o raio R elevado ao quadrado.
"Volume " na célula A2, pressione a tecla de seta direita para mover a célula B2. "= 4/3 * Pi () * B1 ^ 3 " sem aspas na célula B2. Esta fórmula diz célula B2 para exibir o volume de uma esfera quando o raio da esfera é digitado na célula B1. Digite o raio da esfera na célula B1 para exibir o volume na célula B2 .
Como calcular o volume de um cubo com o Excel
Entre com a altura h do líquido (menor que o diâmetro), o raio r e o comprimento L nas caixas próprias para obter a área sombreada e o volume. Clique no botão Calcular. Unidade de área em cm² e a unidade de volume em dm³. 1 dm³ de água ~ 1 litro de água.
A determinação clássica do volume de um cilindro é dada pela multiplicação da área da base pela altura do cilindro.
Para calcular o volume basta multiplicar o comprimento, pela largura e pela altura.
O volume do cilindro é calculado pela multiplicação entre a área da base e a altura. Como a base é um círculo, utilizamos a fórmula da área de um círculo vezes a altura desse cilindro. O cilindro é uma figura geométrica formada por duas bases circulares e área lateral que liga esses dois círculos.
A velocidade (do flutuador ou "V") é o espaço por ele percorrido (distância entre piquetes ou "e"), dividido pelo tempo (t) cronometrado nesse trecho. Admite-se que essa velocidade seja a mesma da correnteza à superfície do rio. Se a distância foi de 10 metros e o tempo 5 segundos, teremos: V = 10/5 = 2 m/s.