Resposta: Dança de São Gonçalo (MG, SP) – para sua execução os dançadores se organi-zam em duas fileiras, uma de homens e outra de mulheres, organizados diante de um altar do santo. Cada fileira é encabeçada por dois violeiros – mestre e contramestre – que dirigem todo o rito.
O carimbó é uma dança de roda típica do nordeste do Pará, estado da Região Norte do Brasil, popular entre os nortistas e nordestinos. Também chamado de Pau e Corda, Samba de roda do Marajó e Baião típico de Marajó, a dança do carimbó é realizada em pares e marcada por movimentos giratórios.
A manifestação traz em seu bojo as influências culturais indígenas, africanas e portuguesas. O canto, a música, a dança e a formação instrumental foram tradicionalmente transmitidas pela oralidade, com forte presença no nordeste do Pará, nas cidades de Marapanim e ilha do Marajó, conhecidas como região do salgado.
De origem indígena e com influências africanas, o carimbó, que é uma manifestação cultural típica do norte brasileiro, sobretudo do Pará, foi declarado como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
O Carimbó é uma sonoridade de procedência indígena, aos poucos mesclada à cultura africana, com a assimilação das percussões dos negros; e a elementos de Portugal, como o estalar dos dedos e as palmas, que intervêm em alguns momentos da coreografia.
Aspectos Culturais da Região Norte
Fandango, congada, boi de mamão e pau-de-fitas estão entre os destaques. Diferentes ritmos e influências compõem as danças típicas paranaenses. As batidas do fandango no litoral, a homenagem ao patrono da comunidade negra da Lapa e o colorido do pau-de-fita são alguns exemplos.
A população paranaense é composta por diversas etnias, são principalmente imigrantes alemães, poloneses, ucranianos, italianos, portugueses, holandeses, espanhóis, árabes, argentinos e japoneses, além dos indígenas que já habitavam o território. Ao todo são 28 etnias, contribuindo para a pluralidade cultural do Estado.
Paraná: melhores atrações
15 lugares para conhecer no interior do Paraná
12 pratos paranaenses que valem uma viagem pelo estado
A cidade de Maringá ocupa a primeira colocação da lista. Curitiba foi apontada como a melhor capital brasileira para se viver e no ranking geral figura na sétima colocação. Além delas, Cascavel (11º), Londrina (17º), São José dos Pinhais (32º) e Ponta Grossa (39º) também estão bem posicionadas no estudo.