A forma correta de escrita da palavra é estou. Tou e tô são formas abreviadas da palavra estou e devem ser usadas apenas em linguagem falada, em contextos informais.
Essa expressão costuma gerar bastante dúvidas, porém a forma correta é “Ao telefone”. Sua mãe te chama e você responde: Estou no telefone! Mas não seria: estou ao telefone? O modo “no telefone” é empregado num sentido conotativo de dizer: Fulano está grudado no telefone.
Indo direto ao ponto, o correto seria falar “vou ao banheiro” ao invés de “no banheiro”, porém essa decisão não é aleatoria. Tanto “ao” como “no” são preposições combinadas com artigos, e você entenderá melhor por que um é o correto e o outro não.
O verbo ir, sendo um verbo transitivo indireto, estabelece regência verbal com um objeto indireto através da presença de uma preposição. Embora a preposição em seja a mais utilizada pelos falantes (ir em), a mais correta segundo as normas gramaticais é a preposição a (ir a).
Escrever “no” ao invés de “ao” “No” tem sentido de “dentro”, e “ao” tem sentido de “para” ou “em direção a”.
O correto é: A gente vai ao banco.
Então a preposição correta é a. "Vou ao médico".
A forma verbal que geralmente se usa é vou, embora a forma verbal irei seja mais lógica por ser futuro. A forma verbal vou, por ser presente, é mais decisiva. É um presente apenas real na imaginação.
Significado de Irei, do verbo Ir Irei vem do verbo ir. O mesmo que: estarei, prolongarei, acontecerei, morrerei, sairei, desaparecerei, decorrerei, comportarei, deslocarei.
Como sabemos, milhões de brasileiros, majoritariamente os de baixa escolaridade, dizem "vou ir", "vai ir" e "vamos ir" como forma de expressar uma ação futura que, na sua vertente culta, é realizada pelo futuro simples do verbo "ir": irei, irá, iremos e irão.
É correto dizer "é duas horas" ou "são duas horas"? Vamos tirar essa dúvida! O verbo ser deve sempre concordar com as horas que você deseja anunciar. Se a hora é singular, use o singular.
A forma correta é [a ser]. A razão é que, quando temos dois ou mais verbos se referindo a um mesmo sujeito (locução verbal), só o primeiro deles deve flexionar-se para concordar com o sujeito, ou seja, só ele é conjugado. É por isso que se diz “Eles precisam ser mais humildes” e não “Eles precisam serem mais humildes”.