O etanol é formado por dois átomos de carbono ligados a cinco átomos de hidrogênio. Além desses, apresenta um átomo de oxigênio ligado a um de hidrogênio, a chamada hidroxila (OH).
Anidro é um termo geral utilizado para designar uma substância de qualquer natureza que não contém, ou quase não contém, água na sua composição. O termo ganha diferentes significados conforme trate-se de uma solução, de uma suspensão, de um cristal ou de um gás.
saber a porcentagem de etanol contido na gasolina, use a seguinte fórmula:
No caso da gasolina, o consumidor pode pedir para verificar o aspecto visual do combustível que precisa estar límpido e variar de incolor a amarelo e solicitar exames da densidade relativa e do teor de álcool anidro (que deve ser de 27%, com margem de tolerância de 1 ponto percentual para cima ou para baixo).
Sair água do escapamento quando o veículo está abastecido com etanol é normal, mas fique de olho nessa quantidade. Se estiver pingando muito, especialmente se o motor estiver ligado há mais de 15 minutos, é forte indício de “álcool molhado”.
Isso é simples, basta medir a densidade do mosto antes da fermentação, conhecida também como Original Gravity (OG), e subtrair esse valor da densidade depois da fermentação, conhecida também como Final Gravity (FG): o resultado dessa diferença é a densidade somente dos açúcares que foram consumidos na fermentação.
O teor alcoólico é medido a partir da densidade da bebida. Calma, te explicamos. A densidade é a divisão entre a massa da bebida (medida em gramas) e o volume que ela ocupa (medido em cm). Sabe-se que toda bebida alcoólica advém da mistura de água e álcool, certo?
A fórmula para o cálculo aproximado da taxa de alcoolemia em gramas/litro de sangue é a seguinte: álcool consumido (em gramas) dividido pelo peso corporal (kg) multiplicado por um dos coeficientes abaixo.
O teor alcoólico é igual ao número de litros de álcool etílico contidos em 100 litros de vinho, sendo os dois volumes medidos a 20° C. Os demais álcoois encontrados no vinho também participam do grau alcoólico em volume. O vinho fino deve possuir teor alcoólico de 8,6% a 14% em volume.