Vamos aprender sobre os tipos de vasos:
Por esse motivo, profissionais da área do paisagismo recomendam o uso de vasos mais resistentes, como de madeira (de alta qualidade), cimento, fibra de vidro ou cerâmica. Materiais como plástico e metal correm o risco de não suportarem os fatores climáticos e se desgastarem com o tempo.
Como escolher o vaso de acordo com a decoração O tamanho do vaso deve respeitar o tamanho da planta. Já em relação ao formato e ao material você tem mais flexibilidade de escolha e pode optar por aquele que mais combina com a decoração. Vasos de cerâmica, madeira e pedra são ótimos para propostas rústicas, por exemplo.
Se o local tem objetos com cores mais neutras, o ideal pode ser investir em alguns tipos de vasos coloridos — como azul e verde. Essas são tonalidades perfeitas para compor e dar vida ao ambiente. Agora, se o espaço conta com uma decoração mais colorida, tente harmonizar com vasos de tonalidades neutras.
Com tudo isso em mãos, vamos ao passo a passo de como fazer vaso de cimento:
Para confeccionar os vasos, utiliza-se para fazer a massa de concreto, a regra de 3 (três) por 1 (um). Ou seja, para cada três medidas de areia, usa-se uma medida de cimento e a água deve ser colocada até formar uma massa meio mole.
Como fazer vaso de cimento e isopor
Você vai utilizar pó de gesso, que é bem fácil de encontrar em lojas de construção ou artesanato, e misturar com água até obter uma consistência pastosa, que você consiga aplicar no vaso com a mão ou um pincel. Misture só um pouco por vez para não desperdiçar material, já que o gesso seca muito rápido.
Derrame sobre a água usando as mãos o pó de gesso, como se estivesse peneirando, até formar uma ilha. Deixe repousar por um ou dois minutos para que absolva bem toda a água, depois misturar vigorosamente. Quando a mistura estiver homogênea e sem caroços, o gesso estará pronto para ser usado.
Como já dissemos, quando fala-se em gesso, é natural pensar que ele não pode ser molhado ou estar em contato com umidade. ... Então, teoricamente, não é recomendada a utilização de gesso em ambientes que tenham contato direto com água ou com umidade.
O modo de preparar é igual da argamassa, misturar com água até formar uma mistura espessa. O que mais gostei do gesso foi o fato dele secar extremamente mais rápido que o cimento, cerca de trinta minutos e sua peça está pronta! Enquanto a argamassa precisa esperar 24h ou mais.
Como impermeabilizar um vaso de gesso
Aplique uma camada de tinta PVA amarela (ou com a cor de sua preferência). Deixe secar. Aplique o spray dourado (ou com a tonalidade de sua preferência). Deixe secar.
Lave bem os vasos e deixe que eles sequem completamente em um lugar arejado. Enquanto isso, encha um recipiente com água morna e despeje o esmalte na água. Com o auxílio de um palito, misture o esmalte na água, e de acordo com o seu gosto, forme o efeito marmorizado.
A argamassa que compõe o cimento queimado tem uma medida de 1: 4 (1 de cimento para cada 4 de areia). Em seguida, deve-se misturar tudo com água até que a consistência esteja cremosa. O cimento marmorizado pode ser aplicado de forma monolítica (sem rejuntes e homogeneamente).
Para realizar o processo de marmorização, você irá precisar de:
Passo a Passo
R$ 500,00
A técnica de escaiola é o acabamento dado a paredes ou pilares, revestidos a estuque, que imita bem qualquer tipo de mármore polido. É feito com pasta de gesso ou cimento branco especial e corantes minerais, fazendo-se em seguida o acabamento com ferros quentes e pó de jaspe.
[ Construção ] Espécie de estuque ou revestimento para cobrir paredes ou colunas, geralmente feito de gesso, cola e pigmento, a imitar mármore ou outra pedra nobre ou ainda madeira (ex.: escaiola marmoreada).
Com fita crepe e texturas na parede, dá para criar o efeito do tijolo aparente....Passo a passo
O primeiro passo para o acabamento de parede é verificar o estado dela. Ela não deve ter sujeira, trincas, nem resíduos. Em seguida, indica-se a massa corrida para nivelar o emboço e o reboco. Após a secagem, pode-se aplicar um fundo selador.
Ao fazer a escolha de trabalhar com a argamassa, deve-se colocar três camadas de revestimento na parede: o chapisco, distribuído em contato direto com os tijolos ou blocos, o emboço, que tem a função de nivelar o chapisco, e o reboco, que impermeabiliza a superfície e melhora seu aspecto.
Usando o gesso liso desempenado Molhe as paredes antes de aplicar a massa e, no teto faça a aplicação com um desempenadeira de PVC em movimentos de vai e vem. Em seguida comece a aplicação nas paredes, sempre de cima para baixo. Tome cuidado com a espessura, ela deve ficar entre 1 e 3mm.
Para se obter o gesso cola, adiciona-se um aditivo ao gesso comum para que chegue no ponto de cola quando misturado na água. É simples assim! Já existe no mercado o gesso cola pronto para comprar, que nada mais é do que essa mistura feita anteriormente e aí, é só misturar água para obter a cola.
Com o fundo seco, você deve pintar a primeira demão de pintura em gesso, mas lembre-se que o gesso é um material muito delicado. É melhor passar muitas camadas finas de tinta do que poucas grossas. Aguarde a secagem e aplique a segunda demão. Se necessário, aplique até uma terceira demão de tinta no gesso.
Para aplicar o gesso de forma eficiente e rápida, é preciso que toda a superfície esteja nivelada, sem rebarbas....Além disso, é recomendado que a parte elétrica já tenha sido finalizada, assim como:
Como Preparar Gesso em Pó Primeiro você colocará água na vasilha. Em seguida, abra um saco de gesso e vá polvilhando-o na água aos poucos, aos punhados. O pó de gesso descerá até o fundo e vai absorvendo o líquido. Fazer isso até que cubra a água.