É assim que se formam os tipos de sangue mais comuns: A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+, O-. O tipo de sangue é vital no momento de uma transfusão. Se uma pessoa é do grupo negativo e recebe sangue de um doador positivo, seus anticorpos vão reagir ao detectar células incompatíveis com seu sangue, o que pode ser fatal.
Aglutinogênio ou aglutinogénio é uma glicoproteína existente nas hemácias sanguíneas vinda da junção do glicídio (N-Acetilgalactosamina do sangue tipo A ou galactose do sangue tipo B, segundo a UEPA, Universidade Estadual do Pará, esta galactose é um polissacarídeo) e da proteína respectiva ao tipo do sangue codificada ...
A característica que diferencia as pessoas com sangue 0 do resto das pessoas é que as mesmas a contam com que seu fator Rh é possui ausência de antígenos sanguíneos a ou b. As pessoas com o sangue 0+ só podem receber transfusão sanguínea de pessoas com o sangue 0+ ou 0-0.
“É o sangue mais utilizado em situações de gravidade extrema. Quando chega um paciente vítima de violência urbana ou de acidente automobilístico precisando de sangue com muita urgência, ele vai tomar sangue O- até que se faça a tipagem sanguínea e a compatibilização com a bolsa de sangue.
Quem doa sangue para quem?
Assim, os tipos sanguíneos podem ser classificados de acordo com o tipo e com o fator Rh. Os tipos sanguíneos são: A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB-.