O adjetivo intrínseco se refere, principalmente, a algo interior. Já o adjetivo extrínseco se refere, principalmente, a algo exterior. Assim, estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas.
A Motivação Extrínseca tem origem em fatores externos ao indivíduo, como qualquer recompensa monetária. O indivíduo faz a tarefa para ser recompensado ou para não ser castigado. ... Como é óbvio, a motivação intrínseca está relacionado com a felicidade e com a realização pessoal.
Recompensas extrínsecas podem minar a motivação intrínseca quando usadas em determinadas situações ou usadas com muita frequência. As recompensas podem perder seu valor quando você recompensa um comportamento que já era intrinsecamente motivador.
Segundo Abraham Maslow, o homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica. Maslow organiza tais necessidades da seguinte forma: ... Fatores higiênicos que são estímulos externos que melhoram o desempenho e a ação de indivíduos, mas que não consegue motivá-los.
A motivação intrínseca trata daquela que depende exclusivamente do indivíduo e que está diretamente ligada aos seus sentimentos, gostos, prioridades, desejos e outros estímulos relacionados às questões internas. Um indivíduo pode estabelecer alguns objetivos para a carreira e fazer tudo que é possível para cumpri-los.
Motivação intrínseca: também conhecida como motivação interna, esse conceito está relacionado à força interior que é capaz de se manter ativa mesmo diante de adversidades.