Existem cerca de 67 espécies de Helianthus annuus (girassóis) conhecidas pela comunidade científica.
O nome científico do girassol, Helianthus annus, significa flor do sol. Originária da América do Norte, por lá, ela é conhecida pela tradução literal do latim para o inglês, sunflower. Aqui no Brasil, além da referência ao astro, a nomenclatura da espécie entrega uma de suas principais características: o heliotropismo.
O girassol (Helianthus) significa 'Flor do Sol' e simboliza felicidade. A cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas simbolizam calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, reflete a energia positiva do sol. ... Flor que segue a caminhada do Sol, indica luz, calor, sentimento de conforto, felicidade e sorte.
O girassol é uma planta nativa da América do Norte que normalmente atinge de 1 m a 4 m de altura, embora existam cultivares com menor tamanho e cultivares que podem atingir maior altura, podendo chegar a quase 8 m.
A planta comercial tem apenas uma flor, mas a ornamental pode ter mais. Tudo depende da semente que foi plantada.
Como acontece com as plantas chamadas anuais, o ciclo de vida do girassol não ultrapassa 12 meses, a partir das sementes. Cultive-o em vasos ou canteiros com bastante composto orgânico, em local ensolarado, mantendo a terra úmida, nunca encharcada ou seca demais.
PRODUÇÃO - após cerca de 50 dias do início do plantio, as flores começam a abrir, quando devem ser colhidas. Mantenha a planta com a base amarrada e dentro da água. O transporte deve ser rápido e com cuidado, pois se a comercialização passar de 15 dias, o girassol começa a murchar.
O plantio do girassol em São Paulo, por exemplo, abrange o período de setembro a março, destacando-se em duas épocas: a da primavera, a partir de meados de setembro, e a de verão, com início em fins de dezembro. A época mais favorável para o plantio situa-se entre fins de dezembro e meados de fevereiro.
É necessário observar sua planta, seu crescimento e, principalmente, a terra. Quando a terra estiver seca, coloque um pouco de água utilizando um borrifador, sem deixar o ambiente encharcado. Na dúvida, coloque o dedo dentro do vaso. Se perceber que está seco, significa que sua planta está precisando de uma boa rega.
Saiba como recuperar uma planta seca
Como cuidar de girassol Coloque seus girassóis em um local ensolarado, posicionado na direção do sol. Atente-se para eles não ficarem muito tempo do dia na sombra e nem pegar chuva em excesso. Parapeitos das janelas são os mais indicados para cultivar essas plantas dentro de casa ou em apartamentos sem sacadas.
um ano
Para aumentar a propagação e florescimento das margaridas no seu jardim é necessário que ao longo do tempo de desenvolvimento da planta, você corte algumas hastes (caule) da touceira (planta mãe das mudas). Posteriormente, plante o caule cortado em outros locais como vasos, floreiras de madeira e jardins.
As folhas murchas é sinal de desidratação, então comece borrifando suas folhas e evitando as flores. Borrife em, até pingar água. Verifique a terra e se estiver seca aguar até sair água pelos furos. A poda é um processo importante!
Maneiras diferentes e eficazes de reviver flores que apenas os floristas e paisagistas conhecem
Ventilação. O calor do sol pode também fazer com que as plantas em estufas murchem embora estejam em contato com a luz do sol de forma indireta ou filtrada. Lewis Hill afirma que isso acontece porque o calor é absorvido pela estufa e somente a ventilação pode movê-lo para fora.
Uma maneira de restaurar a alface murcha é colocar suas folhas em uma tigela com água que contém uma batata cozida, descascada e cortada ao meio. Depois, basta colocar o recipiente na geladeira e aguardar cerca de duas horas. Ao retirar a alface da água, ela ficará muito fresca e muito adequada para o consumo.
Como manter o alface crocante por mais tempo
A combinação do sal com a umidade do ar proporciona que esse meio seja hipertônico em relação ao interior das células de alface, fazendo com que a água se difunda para fora da folha, proporcionando o aspecto murcho que pode também ser visualizado após algum tempo que a salada foi temperada.
Se estiverem um pouco murchinhas, elas podem voltar a ficar alegres e no ponto para uma salada. Mas se estiverem muuuuito murchas, talvez não dê mais para usar em uma boa salada. Aí a solução é usar de outra forma, não jogar fora.
Tire as folhas pretas e coloque as murchas dentro de um pote com água fria e gelo até recuperarem a cor e textura. O truque de colocar as cenouras e beterraba na água também vale para quando elas já estão murchas. Coloque em um pote e volte para a geladeira.