Existem diferentes tipos de colágeno, os quais variam, por exemplo, em composição, comprimento e estrutura molecular. Já foram identificados quase 30 tipos distintos de colágeno, sendo o tipo I o mais comum, estando presente na pele, tendão e ossos, por exemplo.
Quais são os principais tipos de colágeno?
O colágeno hidrolisado é a melhor opção porque ele é mais bem absorvido no intestino. No entanto, seu efeito não é o de repor o colágeno que já foi perdido, mas sim de estimular a produção pelas nossas células. Esse tipo pode ser encontrado de três formas: pó, cápsula ou líquida.
O colágeno tipo II, por sua vez, é originado a partir de outro processo. “Também chamado de colágeno não desnaturado, suas moléculas não são quebradas, diferentemente do colágeno tipo I. Sua formação se dá em temperaturas mais baixas, o que faz com que a molécula não se rompa”, explica a especialista.
O colágeno em cápsula tipo 1, 2 e 3 é a combinação perfeita de 3 tipos de colágenos essenciais, com diversas propriedades benéficas ao organismo. Portanto, auxilia na restauração, flexibilidade e lubrificação das articulações.
O Hyaluronic Verisol da Sanavita possui Ácido Hialurônico de baixo peso molecular, o melhor e mais eficaz Colágeno Hidrolisado que é o Colágeno Verisol, Vitamina B7, B5, A, C e E, além de Zinco. Vantagens / Benefícios: Saúde da Pele, Cabelos e Unhas.
O UC-II é um colágeno especial que age diretamente no sistema imunológico para manter as articulações saudáveis e promover mobilidade e flexibilidade. Age também como anti inflamatório, diminuindo as inflamações nos nervosos e dores.
Benefícios da suplementação com Colágeno Tipo 2:
Existe também o colágeno tipo 2, encontrado em nossas articulações e cartilagens. O fato é que o colágeno hidrolisado funciona de maneira a proporcionar uma maior elasticidade para a pele.
Como a osteoartrite e a artrite reumatoide são doenças autoimunes, o ideal é fazer o uso de colágeno tipo II não hidrolisado, que irá inibir o processo de autodestruição.
Os melhores suplementos para inflamações, recuperação de lesões e dores nas articulações
Magnésio certo Utilizo o magnésio glicina, que é excelente para a articulação; o magnésio dimalato, que é bom para a articulação e geração de energia; o magnésio citrato, que é o sal com melhor absorção de magnésio.
Glucosamina e condroitina Suplementos para as cartilagens com glucosamina e condroitina (Condroflex) são utilizados para ajudar a regenerar e manter a elasticidade e lubrificação das articulações, tendo bons resultados em algumas pessoas.
BCAA. Indicado para Ganho de massa e recuperação muscular. O que é O nome desse suplemento vem do inglês branched chain amino acids ou, em português, aminoácidos de cadeia ramificada. Os BCAA são: valina, leucina e isoleucina.
Suplemento para recuperação muscular: quais devo usar?
2. Crioterapia. A técnica consiste em mergulhar as partes do corpo mais exigidas no treino em uma banheira, tanque ou barril com água e gelo, pois o frio tem efeito analgésico e diminui as dores musculares. A crioterapia deve ser feita logo após o exercício e o ideal é que a temperatura da água fique entre 4 °C e 10 °C ...
Por isso, separamos alguns alimentos para te ajudar na recuperação muscular:
7 formas eficazes de garantir a recuperação pós treino
O tamanho do músculo que está se recuperando é a razão pela qual os músculos maiores podem ficar doloridos por dias. Assim, músculos como o quadríceps e glúteos são relativamente grandes e estão envolvidos em muitos movimentos diferentes. Portanto, levará mais tempo para se recuperar.