EQST

So Fontes Do Direito Processual Do Trabalho?

São fontes do direito processual do trabalho?

São fontes formais do direito processual do trabalho:

  • as leis federais, a Consolidação das Leis do Trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho.
  • apenas as leis federais e a Consolidação das Leis do Trabalho.
  • as leis federais, estaduais ou municipais e a Consolidação das Leis do Trabalho.

Porque o costume é considerado fonte do direito do trabalho?

Os Usos e Costumes, quando se traduzem em práticas reiteradas de um comportamento socialmente aceito e generalizado, são considerados pelos doutrinadores como fontes formais autônomas do Direito do Trabalho, estabelecendo direitos e obrigações entre as partes da relação trabalhista.

Quais as acepções que podem ser analisadas para justificar as fontes do direito do trabalho?

Pode-se dizer, para justificar as fontes de Direito, que as normas de maior hierarquia seriam o fundamento de validade das regras de hierarquia inferior. São fontes do Direito: a Constituição, as leis, os decretos, os atos do Poder Executivo, os contratos, as convenções e os acordos coletivos.

Quais artigos na CLT tratam do processo judiciário do trabalho?

CLT Artigos 763 a 836. Art. 763. O processo da Justiça do Trabalho, no que concerne aos dissídios individuais e coletivos e à aplicação de penalidades, reger-se-á, em todo o território nacional, pelas normas estabelecidas neste Título.

Onde se localiza o processo do trabalho na CLT?

As Varas do Trabalho (VT), antes conhecidas como Juntas de Conciliação e Julgamento (JCJ), são os órgãos de 1º grau ou 1ª instância da JT, onde normalmente se inicia o processo trabalhista.

Quais são os requisitos da petição inicial trabalhista?

840 da CLT, a petição inicial escrita deverá conter:

  • A designação do presidente da Vara, ou do juiz de Direito, a quem for dirigida;
  • A qualificação do reclamante e do reclamado;
  • Uma breve exposição dos fatos de que resulte o dissídio;
  • O pedido;
  • A data; e.
  • A assinatura do reclamante ou de seu representante.

Como o autor Valentin Carrion define o direito processual do trabalho?

entendimento doutrinário, Valentin Carrion dispõe que: “No direito do trabalho, tem sido aplicada nas hipóteses de abuso de direito, excesso de poder, como os casos de violação da lei ou do contrato, meios fraudulentos e insuficiência de bens da...

Como o autor Américo Plá Rodríguez define o princípio protetor do Direito do Trabalho?

Nos dizeres do brilhante doutrinador Américo Plá Rodrigues: “O princípio de proteção se refere ao critério fundamental que orienta o Direito do Trabalho, pois este, ao invés de inspirar-se num propósito de igualdade, responde ao objetivo de estabelecer um amparo preferencial a uma das partes: o trabalhador.

O que é o princípio protetor do Direito do Trabalho?

O princípio protetor está vinculado à ideia de se atribuir interpretação mais favorável ao trabalhador na aplicação da norma jurídica. Está assegurado pela Constituição Federal quando dispõe que os direitos sociais são fundamentais e lhes reveste com a proteção da cláusula pétrea.

O que é o princípio da proteção no direito do trabalho?

O princípio da proteção é a direção que norteia todo o sentido da criação do Direito do Trabalho, no sentido de proteger a parte mais frágil na relação jurídica – o trabalhador – que até o surgimento de normas trabalhistas, em especial desta especializada, se via desprotegido face a altivez do empregador.

Quais são os princípios orientadores da doutrina da proteção integral?

A doutrina da proteção integral é regida, pois, por três princípios gerais e orientadores de todo o Estatuto da Criança e do Adolescente, quais sejam: (i) o princípio da prioridade absoluta, (ii) o princípio do melhor interesse, e (iii) o princípio da municipalização.

O que o ECA protege?

Lançado em 13 de julho de 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 29 anos neste sábado. A lei nº 8.

O que é o princípio do melhor interesse?

Princípio do melhor interesse da criança impera nas decisões do STJ. Quando se trata de disputas por guarda de menores, processos de adoção e até expulsão de estrangeiro que tem filho brasileiro, o que tem prevalecido nas decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ) é o melhor interesse da criança.

O que diz o artigo 3 do ECA?

Art. A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual ...

O que é princípio da prioridade absoluta?

Também previsto no artigo 227 da Magna Carta, o princípio da prioridade absoluta determina que crianças e adolescentes sejam tratados pela sociedade; e em especial, pelo Poder Público, com total prioridade pelas políticas públicas e ações do governo.

O que é o princípio da afetividade?

O princípio da afetividade aborda, em seu sentido geral, a transformação do direito mostrando-se uma forma aprazível em diversos meios de expressão da família, abordados ou não pelo sistema jurídico codificado, possuindo em seu ponto de vista uma atual cultura jurídica, permitindo o sistema de protecionismo estatal de ...

O que é afetividade familiar?

Quando a formação familiar tem o afeto como elemento fundamental, dá-se o nome de Família Afetiva, não importando o vínculo biológico. Essas relações surgem a partir de valores como atenção, cuidado e solidariedade.

Quais são os princípios do Direito de Família?

  • 2.

    Quais são os novos arranjos familiares?

    Os atuais contornos da família estão desafiando outra conceituação: novos arranjos familiares, os quais podem ser conceituados de: famílias recompostas, monoparentais, anaparentais, homoafetivas, eudemonista.

    Quais são os tipos de arranjos familiares?

    Modalidades de arranjos familiares na atualidade

    • 1.

      Quais são os tipos de família?

      Tipos de família

      1. Família nuclear e família extensa. A família nuclear é compreendida de forma restrita, composta por pelos pais e seu filhos. ...
      2. Família matrimonial. ...
      3. Família informal. ...
      4. Família monoparental. ...
      5. Família reconstituída. ...
      6. Família anaparental. ...
      7. Família unipessoal.

      O que é pluralidade familiar?

      A Constituição Federal de 1988, aplicou o princípio da pluralidade familiar nas formas de família, ao dispor que a família advinda da união estável e a família monoparental são entidades familiares, assim como também aquelas que tem sua origem advinda no casamento (FRISON, 2012, p. 32).