O primeiro passo para a gente entender sobre os ossos do pé é saber quantos ossos têm no pé (e como são divididos). Bem, são 26 ossos, sendo 7 ossos tarsais, 5 metatarsais e 14 falanges. O tarso é a porção proximal do pé, conhecido como retropé.
Cuneiformes Medial, Intermédio e Lateral Os ossos cuneiformes, em formato de cunha, fazem articulação com o navicular proximalmente e com as bases do primeiro ao terceiro metatarsais distalmente; o cuneiforme medial é o maior, o intermédio, o menor.
Nos pés são 52 ossos: ossos do tornozelo, calcâneo, tálus, navicular, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio, cuneiforme lateral, cuboide, metatarsais, falanges proximais, falanges médias, falanges distais. Totalizando 106 ossos entre mãos e pés.
A mão compreende inúmeras articulações, a carpometacárpica, metacarpofalangeana e interfalangeana. Todas são articulações sinoviais, sendo que a estruturalmente, as articulações metacarpofalangeana são condilóideas, as articulações interfalangeana são do tipo dobradiça (gínglimos).
As falanges são os ossos que formam os dedos das mãos e pés dos vertebrados. Também se dá esta designação aos artículos dos tarsos dos insetos. Nos hominídeos, cada dedo tem três falanges, excepto o polegar e o hálux (o "dedo grande do pé"), que têm apenas duas.
O hamato, ou uncinado, é um osso da mão humana que pode ser distinguido por sua forma de gancho, com um processo que se projeta para a superfície palmar. Está situado na parte medial menor do carpo.
Remédios anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Naproxeno, para reduzir a inflamação no pulso e aliviar os sintomas; Injeção de corticoides no túnel do carpo para reduzir o inchaço do local e aliviar a dor e desconforto durante o mês.