O espaço intercostal é o espaço existente entre duas costelas. Como existem 12 costelas de cada lado do tórax, existem 11 espaços intercostais.
(2) Foco pulmonar: 2º espaço intercostal, à esquerda do esterno, próximo à borda do esterno. (3) Foco pulmonar acessório: encontrado com o movimento para baixo do lado esquerdo do esterno até o terceiro espaço intercostal, próximo da borda esternal, também referida como ponto de Erb.
Bulhas rítmicas normofonéticas, 2 tempos sem sopro ou BRNF 2t s/ sopros.
Foco Aórtico (FAo): localiza-se no 2o espaço intercostal direito junto ao esterno. Foco Aórtico Acessório: localiza-se no 3o espaço intercostal esquerdo, junto ao esterno. Foco Tricúspide (FT): localiza-se na base do apêndice xifóide, ligeiramente para a esquerda.
Foco pulmonar: situa-se no 2º EIC esquerdo, junto ao esterno. Nesse espaço podemos avaliar desdobramentos da 2ª bulha cardíaca. Foco aórtico: 2º EIC direito, justaesternal.
FOCOS OU ÁREAS DE AUSCULTA
A ausculta cardíaca é realizada a partir do segundo espaço intercostal até o quinto espaço intercostal, ao longo da borda esternal e também na região do ápice.
Quando se ausculta uma pessoa com um estetoscópio, os batimentos cardíacos são marcados por dois sons: “TUM” e ―tá!. O ―TUM é chamado primeira bulha cardíaca. Coincide com o fechamento das valvas atrioventriculares e é gerada por vibrações no miocárdio e sangue resultantes da contração dos ventrículos.
Ausculta. Para ser realizado, o procedimento exige ambiente livre de ruídos externos – permitindo, assim, ouvir sons inaudíveis produzidos pelo corpo. A técnica é feita com auxílio de instrumentos. “É quando se verifica a respiração e os batimentos cardíacos, por exemplo”, ilustra a diretora.
A ausculta é utilizada para se ouvir os sons produzidos pelo nosso organizamos. Geralmente utiliza-se o estetoscópio para ampliar o sentido da audição.