O atacante pode acertar a bola com força, realizando, assim, uma cortada, ou explorar um espaço vazio na quadra adversária, sem utilizar força, realizando uma largada ou pingada. Os ataques podem ser realizados por qualquer jogador de um time, exceto pelo jogador líbero.
O mais eficaz é acertar a bola do lado direito ou esquerdo em um ângulo agudo para baixo. Esteja você atingindo a bola da posição frontal direita ou esquerda, coloque-se atrás da linha de 3 m ou linha de ataque, que fica a cerca de 4 passos de distância da rede.
O objetivo deste fundamento é fazer a bola aterrissar na quadra adversária, conquistando deste modo o ponto em disputa. Para realizar o ataque, o jogador dá uma série de passos contados ("passada"), salta e então projeta seu corpo para a frente, transferindo deste modo seu peso para a bola no momento do contato.
3 tipos de ataque no Voleibol
3. Ataques na Internet
O ataque no voleibol pode ser realizado em qualquer parte da quadra e somente a partir dos três toques que a equipe tem por direito. Para que o ataque seja certeiro, é preciso que a bola que é levantada pelo jogador (a) de rede seja um passe perfeito para que a conclusão seja perfeita.
Bloqueio: É a ação para interceptar qualquer ataque da equipe adversária que salta na net com os braços levantados olhando diretamente devolver a bola para o adversário, ou na sua falta, agitar o tribunal frente para induzi-lo a tomar a bola fora dos limites de jogo.
Voleibol. O bloqueio é uma ação técnico-tática defensiva e ao mesmo tempo ofensiva do voleibol que consiste em interceptar ou amortecer o ataque da equipe adversária.
substantivo masculino Futebol. Jogador da defesa que se movimenta livremente à frente do gol, dando cobertura à linha de zagueiros.