Os cinco reinos dos seres vivos propostos por Whittaker são: Reino Monera, Reino Protista, Reino Fungi, Reino Plantae e Reino Animalia.
A maior parte do povo ioruba vive do cultivo da terra. As mulheres trabalham pouco nas lavouras, mas são elas que controlam o complexo sistema de vendas dos produtos. O povo ioruba tem uma língua e uma cultura fortes há séculos, mas nunca formou uma só unidade política.
Verificado por especialistas Antes da escravização os povos iorubás eram semi-nômades (estabeleciam algumas cidades, mas que abrigavam uma parcela pequena da sua população) e tinham práticas econômicas condizentes: praticavam o extrativismo vegetal e animal e o comércio em modelo de escambo com os povos nativos.
Os iorubas cultuam os orixás. ... Os iorubas também marcaram sua influência na culinária brasileira, com o acarajé, por exemplo, na música, com os atabaques, e na língua, com palavras como "axé" e "olodum".
Os iorubas residiam na África ocidental. Essa civilização era muito rica e vivia do comércio. Os comerciantes circulavam tanto pela terra como pelos rios. Eles navegavam em canoas que sempre estavam carregadas de produtos que eram coletados nas florestas como, pele de leopardo, pimenta, marfim, noz de cola.
Resposta. Resposta: Pele de leopardo, pimenta, marfim, metal e nóz-de-cola.
Resposta. Resposta: Pele de leopardo, pimenta, marfim, noz de cola. Também comercializam couro, metal e outros produtos artesanais.
Lagos
A cultura iorubá prevê a educação da criança pela família toda. Na sociedade tradicional, a criança é colocada com um mestre de qualquer ofício especificado pelos deuses para ele ou ela. Ou ele pode ser levado para a profissão do pai, no caso de um menino, ou da mãe, no caso de uma menina.
Este artigo apresenta alguns elementos da cultura iorubá, para possibilitar o entendimento dos complexos e imbricados elementos que serviram como base à diversidade das religiões de matriz africana iorubá, no Brasil, conhecidas como: Candomblé, Xangô Pernambucano, Xambá, Batuque, Tambor de Mina e Omolocô.
424). Oduduwa é uma das divindades primordiais iorubás. Ela representa a divinização da terra e é considerada, ao lado de Obatalá (a representação divinizada do céu), como o casal primordial e propulsor da criação.
Alguns povos de origem iorubá eram nômades, outros sedentários, e praticavam uma forma tradicional de religião, que está na origem da matriz afro-brasileira, além de falar uma língua própria (a língua iorubá).
Orixás mais cultuados no Brasil