450 pontos
450 pontos
Você viu que para conseguir entrar no FIES 2020 será preciso ter uma nota mínima no Enem de 450 pontos. Só que na maioria das opções disponíveis no processo seletivo, as notas variam bastante de acordo com a faculdade, a cidade e, sobretudo, o curso escolhido.
Para concorrer ao FIES, o candidato precisa ter desempenho de pelo menos 450 pontos média das provas e nota acima de zero na redação de qualquer edição do Enem a partir de 2010. Mas atenção: tanto a média quanto a nota da redação têm que ser da mesma edição do Enem!
O FIES pode até não oferecer cotas, mas a prioridade na concessão de financiamentos vai para estudantes que, além de apresentarem as maiores notas no Enem, ainda não tenham diploma de curso superior.
Abaixo dos candidatos na lista de preferência estão aqueles que já concluíram o ensino superior sem o auxílio do financiamento estudantil. Em seguida, vêm os estudantes que já concluíram o ensino superior com o financiamento estudantil e o tenham quitado.
Prioridade para cursos com melhores notas A porcentagem de vagas varia de acordo com a pontuação que o curso tem em determinada instituição de ensino, nota definida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sendo os mais bem avaliados (nota 5) os cursos prioritários para o financiamento do Fies.