Platão (350 a.C.) foi o primeiro a demonstrar que existem apenas cinco poliedros regulares: o cubo, o tetraedro o octaedro, o dodecaedro e o icosaedro.
São classificados como sólidos de Platão o tetraedro, o hexaedro, o octaedro, o dodecaedro e o icosaedro. Todos esses cinco sólidos são poliedros regulares, ou seja, possuem arestas e faces congruentes.
→ O que é um poliedro de Platão? Os poliedros de Platão são aqueles que possuem as seguintes propriedades: 1) Todas as faces apresentam o mesmo número de arestas; 2) Todos os vértices possuem o mesmo número de arestas, isto é, se um vértice é a extremidade de três arestas, por exemplo, então todos serão também.
Platão
Poliedros são sólidos geométricos limitados por polígonos. Os poliedros são classificados em pirâmides ou prismas, que são variações da mesma definição.
Denomina-se poliedros truncados (ou poliedros de arquimedes) aqueles poliedros platônicos na qual fazemos cortes em seus vértices. Esses cortes devem ser polígonos regulares. OBS: Truncando sucessivamente um sólido platônico, obteremos o seu dual.
Poliedros: sólidos limitados apenas por superfícies planas, que se chamam faces. Não poliedros: sólidos limitados por superfícies curvas ou por superfícies planas e curvas.
faces >>> são as superfícies planas poligonais que limitam o poliedro. arestas >>> são os lados das faces do poliedro. vértices >>> são os vértices da faces do poliedro.
Relação de Euler
Arestas são as linhas resultantes do encontro de duas faces. Ou seja, quando duas faces se encontram elas formam uma linha e essa linha é chamada de aresta. O cubo possui 12 arestas. Vértices são os pontos de encontro das arestas.
Resposta. Resposta: A aresta vale 5 cm.