Orientação: Apresente o Tangram: o Tangram é um quebra-cabeça de origem chinesa, composto por sete peças a partir de um quadrado: dois triângulos grandes, dois triângulos pequenos, um triângulo médio, um quadrado e um paralelogramo. Com essas sete peças é possível criar e montar cerca de 1700 figuras diferentes.
Ao contrário de outros quebra-cabeças ele é formado por apenas sete peças com formas geométricas resultantes da decomposição de um quadrado, que são: 2 (dois) triângulos grandes; 2 (dois) triângulos pequenos; 1 (um) triângulo médio; 1(um) quadrado; 1(um) paralelogramo.
O tangram é um quebra-cabeça formado a partir de um quadrado que é decomposto em sete figuras geométricas, sendo elas cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo. Com o tangram é possível montar mais de 1.
A Geometria plana é a área da matemática que estuda as figuras planas. Ou seja, aquelas que possuem comprimento e largura, sendo figuras bidimensionais (duas dimensões). O que as difere das figuras geométricas espaciais é que estas apresentam três dimensões e incluem, portanto, o conceito de volume.
Não simples: São poligonais que se cruzam. Abertas: Quando a extremidade do último segmento não coincide com a extremidade do primeiro segmento de uma poligonal. Fechada: Quando a extremidade do último segmento coincide com a extremidade do primeiro segmento de uma poligonal.
Pontos colineares: são pontos que pertencem a uma mesma reta. Na figura da esquerda, os pontos A, B e C são colineares, pois todos pertencem à mesma reta r. Na figura da direita, os pontos R, S e T não são colineares, pois T não pertence à reta s.
Verificado por especialistas. Na geometria plana (2 dimensões), quando as figuras possuem o cruzamento de duas (ou mais) retas, chamamos estas retas de concorrentes. Se além de haver cruzamento, as retas também fizerem angulo de 90°, chamamos estas retas concorrentes de perpendiculares.
Nós podemos representar um segmento de reta através de duas letras que caracterizam os pontos de seus extremos com uma linha por cima delas: ou . Eles devem ser lidos como “Segmento AB” ou “Segmento BA”. Se dois ou mais segmentos de retas possuem o mesmo comprimento, eles são chamados de congruentes.