Basta seguir essas regras: – A chave não pode ser repetida; – Só podem ser cadastradas até cinco chaves por conta (no caso de PJs, 20 chaves por conta). Mas é importante lembrar: Você não precisa ter chaves para usar o Pix.
Pessoas Físicas poderão cadastrar até cinco chaves Pix por conta bancária, já para Pessoas Jurídicas o limite é maior, 20 chaves Pix por conta. Essas chaves podem ser distribuídas entre outras contas em banco, mas cada chave só poderá ser cadastrada uma única vez.
O especialista em segurança da Kaspersky no Brasil, Fabio Assolini, diz que, apesar de poder escolher entre e-mail, número de telefone e CPF, o dado mais confiável para cadastramento da chave PIX é o CPF. "O dado mais seguro é o CPF porque ele não vai mudar, por isso é considerado a chave mais valiosa.
Você poderá cadastrar suas chaves Pix em mais de uma conta, porém, devem ser chaves diferentes. Por exemplo, se você cadastrar o endereço de e-mail como chave na conta do Banco do Brasil, não poderá mais utilizar o e-mail em outro banco, já que ele estará vinculado à conta do BB.
Uma das regras para o cadastro das chaves Pix é de que não é possível repeti-las em mais de uma conta. No entanto, há uma maneira de utilizar o mesmo e-mail em diferentes contas testada pelo EXTRA e que o Banco Central (BC) não vê nenhum risco para a operação ou para segurança.
Quando estiver cadastrado, siga os passos abaixo:
Os especialistas recomendam o cadastro do celular ou o CPF na chave de identificação. Com o PIX é possível fazer pagamentos em dez segundos. Porém, para isso, é necessário fazer o cadastro da chave PIX, que pode ser o CPF/CNPJ, número de celular ou um número aleatório feito pela própria instituição.