Atualmente, a Federação Russa faz fronteira com 17 países e possui 11 fusos horários diferentes.
Rússia
República federal
Antigo império que se estendia pelo leste da Europa e da Ásia setentrional e ocidental, hoje a Rússia compreende o território que até 1991 integrava a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), estabelecida após a Revolução Russa de 1917.
Responda à pergunta: Por que está tão frio na Rússia? ... De fato, a Rússia não possui barreiras naturais que protegem suas terras dos ventos do norte do Ártico, mas isso não significa que o país seja dominado pelo inverno contínuo e que todas as cidades estejam cobertas de neve ao longo do ano.
As casas em Oymyakon, a cidade mais fria do mundo, não possuem água corrente porque os canos congelam. A água potável é obtida através de raspagens no gelo formado em um dos rios que cruzam o território. A região é possui mananciais de águas termais.
Os invernos são de frio intenso e longos, enquanto o verão é quente (para os padrões russos, não se esqueça) e curtos. A temperatura média no país fica em torno dos 5º graus durante o ano.
– Primavera: de 21 de março a 21 de junho. – Verão: de 21 de junho a 23 de setembro (há neve). – Outono: de 23 de setembro a 21 de dezembro. – Inverno: de 21 de dezembro a 21 de março.
Pode-se dizer que o que diferencia um bioma do outro, definindo “fronteiras” são as formações vegetais. Cada bioma tem uma vegetação típica e os russos podem se orgulhar de abrigar, em seu gigantesco país, quatro grandes biomas. De Norte a Sul: a tundra, a taiga, a floresta temperada e a estepe.
Espaço agrário russo Nessa região, as culturas predominantes são trigo, aveia, cevada, aveia e girassol, além das grandes produções de batata e beterraba açucareira. Já na região do Cáucaso, onde o clima é mais quente, predominam as culturas subtropicais, como algodão, uvas, frutas cítricas e legumes.
A Rússia possui as maiores reservas e é o maior exportador de gás natural do mundo, possui a segunda maior reserva de carvão e a oitava maior reserva de petróleo, sendo o segundo maior exportador de petróleo do mundo. A produção de petróleo per capita na Rússia, porém, não é tão alta.