O Rio Grande do Sul em fevereiro de 2018 contava com 80 parques eólicos em operação, totalizando uma capacidade instalada de 1,8 GW (Abeeolica, 2018).
A Energia Eólica é o processo pelo qual o vento é transformado em energia cinética e a partir dela em eletricidade com o uso de equipamentos específicos. O vento é usado como gerador de energia desde a antiguidade em sistemas como o bombeamento de água, a moagem de grãos e a movimentação de barcos.
Lagoa dos Ventos é, atualmente, o maior projeto eólico da EGP no mundo e deve entrar em operação em 2021. O Parque Solar São Gonçalo iniciou este ano a operação da primeira etapa do projeto, de 475 MW, e a empresa está finalizando a construção da primeira expansão de 133 MW do parque.
As maiores usinas fotovoltaicas do Brasil
Uma usina solar com capacidade de 1 MW custa, aproximadamente, de R$ 4 a R$ 5 milhões. No entanto, alguns aspectos como área de instalação, potência instalada e fatores climáticos podem variar o valor de aquisição.
Exemplos do uso de energia solar no Brasil são a utilização da energia fotovoltaica para consumo próprio (micro e minigeração distribuída) para redução da conta de luz e a construção de usinas fotovoltaicas para distribuição de energia elétrica na rede.
No que diz respeito ao Brasil, tem-se um dos maiores potenciais de produção de energia solar do mundo. Esse potencial chega a ser 20 vezes maior do que toda a atual produção de energia. Isso porque o território brasileiro recebe todos os anos altos índices de radiação solar.