180 paralelos, 90 paralelos norte e 90 paralelos sul.
Quais são o nome de todos os paralelos
A Linha do Equador é uma linha imaginária traçada no ponto exato de igual distância entre o extremo norte da Terra e o extremo sul, sendo, por isso, o principal paralelo terrestre, além de possuir, por definição, a latitude de 0º.
Além da Linha do Equador, os principais paralelos são:
Os principais paralelos são: o círculo polar ártico, o círculo polar antártico, o trópico de câncer e o trópico de capricórnio.
Equador
Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.
Como dito anteriormente, a Linha do Equador é o mais importante paralelo do globo que divide a terra em dois hemisférios (norte e sul). O Meridiano de Greenwich (marco zero) é considerado o meridiano mais importante. Ele divide o globo em dois hemisférios (ocidental ou oeste e hemisfério oriental ou leste).
Com isso, a Linha do Equador é o mais importante paralelo do planeta, pois divide em dois grandes hemisférios (norte e sul). Já o Meridiano de Greenwich é o mais importante, já que divide o globo em dois outros hemisférios (ocidental ou oeste e hemisfério oriental ou leste).
Quanto maior a latitude (mais perto dos pólos - 90º norte ou sul), mais frio será. E quanto menor a latitude (mais perto do equador - 0º), mais quente será. Junto ao equador os raios solares são mais concentrados porque atingem uma área menor e nas grandes latitudes são dispersos pois atingem uma área bem maior.
A continentalidade, quer dizer que, quanto mais distante dos oceanos e mares, menor será a umidade do ar e quantidade de chuvas. E a maritimidade, determina que quanto mais próxima uma região está do oceano, maior será a umidade do ar e a quantidade de chuvas.
As correntes marítimas têm sua origem na circulação dos ventos na superfície e pelo movimento de rotação da Terra. Elas transportam consigo umidade e calor interferindo também na vida marinha e, consequentemente, tendo influência direta no equilíbrio dos oceanos e mares.