Uma galinha caipira comum bota em torno de 30 ovos por ano. Já uma galinha caipira melhorada geneticamente põe até 150 ovos no mesmo período.
A galinha poedeira é o animal utilizado na avicultura de postura e, conforme a raça, pode colocar mais de 300 ovos em um ano. A galinha poedeira pode ser criada de diferentes formas, em confinamento até em sistema livre, também conhecido como produção de “galinha caipira”.
Galinhas poedeiras ou de postura são aquelas destinadas à produção de ovos, sendo este considerado de alto valor nutricional, podendo a sua qualidade ser influenciada por fatores como condições de manejo, instalações, nutrição e ambiente. ... Geralmente esta prática está diretamente ligada ao preço do ovo no mercado.
Nesse caso, a conduta mais adequada é iniciar a redução de ração imediatamente em 2,0 g por semana. Depois disso, mantenha o consumo constante por duas a quatro semanas, observando bem a produção e o peso corporal das galinhas poedeiras, para depois seguir diminuindo 1,0 g por semana.
- Própolis Colocar uma xicara de própolis em um litro de álcool ou cachaça e deixar durante 24 h. Colocar uma tampinha da mistura por galinha todo dia no cocho de água. - Terramicina Folhas Em uma vasilha colocar 20 gramas de folha e adicionar 1 litro de água quente, deixar tampado por dez minutos.
Como usar: Imobilizar a ave, delicadamente. Com os dedos, polegar e indicador, abrir o bico e elevando a garganta da ave, até aparecer o orifício da laringe, pingar 2 a 5 gotas de Sanagogo neste orifício, tomando-se cuidado para não asfixiar a ave. Um só tratamento é suficiente.
A forma mais eficiente de se tratar as bicheiras é através da remoção de todas as larvas que se encontram na lesão. Para tanto, devem ser cortados os pelos ao redor da ferida e a área deve ser lavada com água limpa e sabão de coco. A seguir, aplica-se um produto para matar as larvas e facilitar sua remoção.