O IBGE divulga hoje as estimativas das populações residentes nos 5.
O Estado do Para fica na região Norte do Brasil. A capital é Belém e a sigla PA. É o segundo maior estado do País em extensão territorial e mais povoado da região Norte.
se for sudeste, será: São Paulo, rio de janeiro, espírito santo e minas gerais. se for nordeste, será: Bahia, ceara, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Maranhão, Piauí e rio grande do norte.
O Rio de Janeiro (RJ) é um estado brasileiro localizado na região Sudeste do país, fazendo divisas com os estados do Espírito Santo, a norte; Minas Gerais, a noroeste; e São Paulo, a sudoeste. Toda a sua costa leste é banhada pelo Oceano Atlântico, o que contribui para o grande número de praias e pontos turísticos.
O Estado do Pará fica situado na região Norte do Brasil. O Pará tem o segundo maior território do país, perdendo apenas para o Amazonas. De acordo com a Fundação Nacional do Índio - FUNAI, o estado reúne 31 etnias indígenas distribuídas em 298 povoações, totalizando mais de 27 mil índios.
Ao chegarem à região, os portugueses deram primeiramente o nome à terra de Feliz Luzitânia, que foi depois substituído pelo de Grão-Pará (grande rio), para finalmente, se tornar apenas Pará. Além de ser o principal rio do Estado, o Amazonas é também a grande via hidroviária regional.
Sua população é miscigenada, formada a partir de índios, negros e descendentes de imigrantes asiáticos e europeus. Na sua formação, o Pará teve um elevado número de imigrantes portugueses, espanhóis, italianos e japoneses. Além das muitas influências africanas e indígenas.
No ano de 1616 é criada a Capitania do Grão-Pará, pertencente ao Estado Colonial Português do Maranhão. Em 1751, com a expansão para o oeste, cria-se o Estado Colonial Português do Grão-Pará, que além da Capitania do Grão Pará abrigará também a Capitania de São José do Rio Negro (hoje o estado do Amazonas).
A partir do século XVII a região passou a integrar a capitania do Maranhão, e em 1616 foi criada a Capitania do Grão-Pará....Pará
A História do Pará O povoamento do Pará começa com a entrada de holandeses e ingleses, mas consolidado com os portugueses. O início da formação do Estado se dá em 1616, com a fundação do Forte do Presépio, primeiro marco de construção da cidade de Belém, na época Santa Maria de Belém do Grão-Pará.
Em 12 de janeiro de 1616, a cidade de Belém foi fundada por Francisco Caldeira Castelo Branco. Lançou os alicerces da cidade no lugar hoje chamado de Forte do Castelo. Ali edificou um forte de paliçada, em quadrilátero feito de taipa de pilão e guarnecido de cestões.
O 15 de agosto, Dia da Adesão do Pará, é uma data importante que significa a independência da Província do Grão Pará. Em 1823, o Pará era a única província que ainda não tinha aderido à Independência do Brasil, ocorrida no dia 07 de setembro. Um ano depois a Província do Pará passa a aderir ao Brasil.
Belém (Pará)
A preocupação de Portugal era que esses franceses que estavam aqui, chegassem a região de Belém, Explicação: então pra consolidar essa presença portuguesa, foi enviado Francisco Caldeira pra fundar a cidade de Belém”, disse o historiador Rodrigo do Norte.
Na época da fundação da cidade a baía era um grande mangue, e o que chamava a atenção era a elevação do terreno, perfeita para a construção de uma base que protegesse a entrada da Amazônia. ... De lá surgiram as ruas da cidade, como a rua do norte – hoje Siqueira Mendes -, a primeira rua de Belém.
Antes da colonização do Brasil, a região onde atualmente está situado o estado do Pará, era povoada pelos índios Amanaiés, Anambés, Assurinis-do-tocantins, Assurinis-do-xingu, Caiabis, Parakanã, Suruís; Zoés (Tronco Lingüístico: Tupi-Guarani); Aparai, Arara, Katxuyana, Uaianas (Tronco Lingüístico: Karíb); Paracatejê- ...
Acredita-se que, no dia 22 de abril de 1616, morreram dois dos maiores nomes da literatura universal: o inglês William Shakespeare e o espanhol Miguel de Cervantes. Há, contudo, grande polêmica em torno da coincidência da morte dos dois. ... Isso quer dizer que Cervantes pode ter falecido onze dias antes que Shakespeare.
século XVII
Os Estados Unidos suprassam a China e tornam-se a primeira maior economia do mundo tornando-se o primeiro país além da Índia a passar a China como maior economia na História da humanidade.
No dia 14 de setembro de 1515, uma pequena confederação nos Alpes Ocidentais decidiu, através de uma declaração, abdicar de todos os conflitos armados ou guerras. Esta declaração foi a pedra fundamental da Suíça.
O povoamento efetivo do litoral catarinense começou em meados do século 17, época em que foi fundado o povoado de Nossa Senhora da Graça do Rio de São Francisco, atual São Francisco do Sul. ... Existiam basicamente três povoações ao longo do litoral catarinense, nessa época: São Francisco, Desterro e Laguna.
Com a descoberta das ricas terras do Brasil, Santa Catarina logo entrou na rota dos navegadores europeus. A primeira expedição significativa a chegar a Santa Catarina foi a do português Juan Dias Solis, em 1515. O litoral catarinense era habitado por índios carijós, do grupo tupi-guarani.
Criou-se a Capitania de Santa Catarina, vinculada à de São Paulo, em 1738. A capitania foi desmembrada de São Paulo e passou a pertencer à do Rio de Janeiro, em 1739. Um sistema defensivo insular foi criado e cerca de cinco mil imigrantes açorianos começaram a povoar a ilha e o litoral da capitania, de 1748 a 1756.
São Francisco do Sul comemora 515 anos de descobrimento | Prefeitura de São Francisco do Sul.