Este artigo carece de reciclagem de acordo com o livro de estilo.
Elevado à categoria de município em 10 de novembro de 1994, o povoado de Raposa foi fundado no final dos anos quarenta pelos cearenses Antonio do Pocal e José Baiaco que, após armarem a primeira casa e o primeiro curral, chamaram do Ceará seus familiares (cf.
Conheça lendas e mistérios de São Luís que circulam há anos
/a>
179.
As cidades e vilarejos vizinhos de São Luís
Maranhão
Tem dois adjetivos gentílicos. Um: são-luisense. O outro: ludovicense. A estranha palavra veio de Ludovico (do germânico Hlodoviko, que tem duas partes: hold (ilustre, afamado) + wig (batalha ou santuário, que originou em francês o antropônimo Louis, Luís em português).
São Luís é a única cidade brasileira fundada pelos franceses, sendo uma das três capitais brasileiras localizadas em ilhas (as outras são Florianópolis e Vitória). É rica em manifestações culturais, como: o bumba-meu-boi, tambor de crioula, cacuriá, dança portuguesa, quadrilhas juninas, reggae e outras.
São Luís: fundada por franceses e colonizada por portugueses, a capital São Luís é uma das melhores cidades do Nordeste para viver atualmente, com o terceiro melhor IDH entre as capitais da região. Com forte presença de indústrias e litoral estratégico, possui grande infraestrutura para seus habitantes.
São Luís: 1.
408 anos
O aniversário de São Luís, capital do estado do Maranhão é celebrado em 8 de setembro, feriado municipal. De acordo com alguns historiadores, foi nesse dia, em 1612, que uma cerimônia realizada pelos franceses assinalou a posse de terra do local que mais tarde recebeu o nome de São Luís.
Economia. Historicamente, a cana-de-açúcar e o algodão foram os produtos mais importantes para o desenvolvimento da cidade. Hoje em dia, o setor mais forte na economia de São Luís é o de serviços, com destaque para o turismo.
A indústria, que representa 17,9% do PIB maranhense, baseia-se nos setores: metalúrgico, madeireira, extrativismo, alimentício e químico. Na agricultura, destacam-se os cultivos de cana-de-açúcar, mandioca, soja, arroz e milho.
Considerando o produto interno bruto (PIB), as três cidades concentram 45,3% da riqueza do estado. São Luís, Imperatriz e Balsas são os três municípios mais ricos do Maranhão considerando o produto interno bruto (PIB). O PIB é a soma das riquezas produzidas pela cidade.