Sabendo disso, as quantidades clinicamente saudáveis indicadas para colher os benefícios do vinho são de uma taça (aproximadamente 200 ml) para as mulheres e duas taças (entre 300 a 400 ml) para os homens.
Estudos mostraram que consumir álcool antes de ir para a cama reduz a latência do sono, o que significa que uma taça pode, sim, ajudar a dormir mais rapidamente do que o habitual. Isso se deve aos efeitos sedativos do álcool, que variam em intensidade dependendo do teor de álcool no sangue.
Além de todos os benefícios já apresentados, a ciência também comprova que o consumo moderado de vinho faz bem à saúde como um todo. Portanto, você pode tomar sua taça diariamente sem culpa.
Mas afinal, o vinho emagrece? A perda de peso acontece quando o corpo queima mais calorias do que aquelas consumidas. Quando você bebe uma taça de vinho o corpo produz algumas enzimas para digeri-lo, e isso naturalmente ajuda a queimar algumas calorias.
Qual é o Vinho que emagrece? Tinto ou branco? O vinho tinto possui maior quantidade de polifenóis, que são substâncias antioxidantes do vinho presentes em sementes e cascas das uvas, conforme já citamos acima. Por isso ele é mais saudável para ingerir diariamente do que o branco.
Porém, a boa notícia é que há bebidas alcoólicas de baixa caloria que, se tomadas com moderação, são as que menos comprometem a dieta. O vinho é uma delas. Estudos comprovam que a bebida, inclusive, pode até trazer benefícios à saúde, graças às suas propriedades antioxidantes.
Genericamente, uma taça de 50 ml de vinho branco doce contém cerca de 120 Kcal. Se a mesma taça contiver vinho tinto seco, representará aproximadamente 80 Kcal. Já o vinho branco seco, o que menos engorda, representaria cerca de 60 Kcal.
Se você não quiser fazer contas, considere que, em média, a maioria dos vinhos tintos oferece de 80 a 120 calorias por 150 ml. E que o vinho com menos calorias, cerca de 60 por 150 ml, é o branco seco.
Para encontrar menos calorias é indicado tomar os vinhos brancos como Pinot Grigios. Os vinhos tintos têm cerca de 150 a 175 calorias que também podem variar conforme tipo. Ou seja, sim, o vinho engorda mais que cerveja! Porém a quantidade bebida é menor.
Vinho é mais calórico, mas bebe-se em menor quantidade Em um copo de cerveja, daqueles servidos em bares (300 ml) temos 150 cal. Partindo do óbvio, ou seja, que é mais comum alguém beber 8 chopps - e não 8 copos de vinho -, conclui-se que o vinho até pode ser mais calórico, mas bebe-se menos.
Segundo especialistas, cerveja é tão saudável quanto o vinho – se consumida de forma moderada. Ou seja, até um copo (ou taça) por dia para as mulheres e dois para os homens. A diferença dos benefícios está no tipo de bebida: o vinho tinto é melhor do que o vinho branco.
Com cerca de 180 calorias, meio litro de cerveja contém cerca de 50% mais calorias que uma taça pequena de vinho, o suficiente para produzir um pequeno aumento de tua barriga.
A especialista responde. — A diferença acontece por causa da composição nutricional de cada bebida e pelo nível de álcool que tem em cada uma delas. Pelo vinho ter uma porcentagem mais elevada de álcool do que a cerveja, a dosagem de carboidrato nele também acaba sendo mais elevada, logo, ele é mais calórico.
Agora vamos aos números: Em 1 taça de vinho (de 200ml) temos 170 cal. Em um copo de cerveja, daqueles servidos em bares (300ml) temos 150 cal. Na lógica é mais comum alguém beber 8 chopps, do que 8 copos de vinho, portanto, o vinho até pode ser mais calórico, mas bebe-se menor quantidade.
Em geral, o volume total de cerveja consumida tende a ser maior do que o volume total de destilados. Apesar desses achados, a fissura é também relacionada com a quantidade de etanol utilizada por dia e bebedores de destilados costumam consumir maiores quantidades de etanol por dia do que os bebedores de cerveja.
Segundo Renato Vinhal, na fermentação, a maior parte do açúcar da fruta é convertida em álcool, mas outra parte dele permanece. Além disso, de acordo com Renato, o álcool contém sete calorias por grama, o que totaliza, em média, cerca de 120 a 130 calorias por taça de vinho comum, o que equivale a 150 ml.
Vejamos: uma taça de 150 ml pode ter de 100 a 300 calorias em média. Sim, essa variação é grande pois depende do tipo da bebida. Um tinto de 12% de volume de álcool deve ter aproximadamente 175 calorias. Vale lembrar que a maior parte do valor energético vem do álcool, com 7 calorias por grama.
Por exemplo, uma garrafa com 750 ml, com 13,5% de graduação alcoólica, terá 567 calorias. Além das calorias provenientes da graduação alcoólica, não podemos esquecer de somar a quantidade de carboidratos residuais do vinho.
Por exemplo, 330 ml de vinho, quantidade recomendável como dose diária para fazer bem ao coração – o que dá duas taças de 150 ml cada – tem cerca de 200 calorias. Isso para vinho seco, seja tinto ou branco. A mesma quantidade de cerveja, ou seja, uma latinha, tem 147 calorias.
(*) Valores Diários de Referência com base em uma dieta de 2.
Existem 123 calorias em Vinho Cabernet Sauvignon (1 dose de 150 ml).
A quantidade consumida interfere mais do que o teor alcoólico. Um copo de 330ml de cerveja, por exemplo, equivale a 30ml de whisky ou a 100 ml de vinho – de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) uma dose padrão contém 12g de álcool puro.