Piracema (Minas Gerais)
28 de fevereiro
28 de fevereiro de 2020
28 de fevereiro de 2020
Além do tucunaré, o pescador pode capturar outras espécies de peixes consideradas exóticas em alguns locais como a tilápia, corvina, carpa, bagre-africano e híbridos (cruzamento de indivíduos de espécies diferentes).
Show vai ocorrer em barco-hotel cinco estrelas cedido pela empresa Joice Tur. Marcado para o dia 30 de janeiro de 2021, evento contará com rígido protocolo sanitário.
O período da piracema se inicia a partir do dia 1° de novembro e vai até o dia 28 de fevereiro do ano seguinte. Os peixes de piracema, conhecidos também como migradores, necessitam fazer um esforço físico intenso para a subida ao rio.
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo estabeleceu nesta sexta-feira (21) um novo período de defeso de espécies nativas de peixes nas bacias do Paraná. A piracema passa a ser do dia 1º de outubro a 1º de fevereiro.
Período de reprodução natural dos peixes segue até o dia 28 de fevereiro de 2021. Polícia Militar Ambiental fiscalizará vários locais na região de Presidente Prudente nessa época. Tem início neste domingo (1º) e segue até o dia 28 de fevereiro, o período de piracema 2020/2021.
1º de novembro 2020
Resolução proíbe a pesca entre o período de 5 de novembro a 28 de fevereiro.
Resposta: em período reprodutivo,não havendo a pesca ,os peixes podem se reproduzir,isto é,não tem o perigo de serem extintos. A rede em malha fina impede que sejam pescados os filhotes. Assim,eles poderão crescer e se reproduzir para evitar a extinção deles.
O que é PERMITIDO: Nos rios e reservatórios – pesca desembarcada utilizando linha de mão, caniço, vara com molinete ou carretilha, apenas de espécies não nativas, sem limite de captura para pescador profissional e 10 kg + 1 exemplar para pescador amador.
Autoriza a pesca artesanal em águas paradas (represas e lagos), com a utilização de equipamentos previstos na Portaria 157/2020″, explicou. ... Os pescadores que desrespeitarem as regras estão sujeitos às penalidades previstas na Lei federal nº 9.
Uma pescaria simples e barata é aquela que podemos fazer numa represa, confira boas dicas!
Você deve estar se perguntando por que a pesca é proibida no período da Piracema. A resposta é simples. Se os peixes tiverem dificuldades para se reproduzir, muitas espécies podem ser extintas e você não terá nada para pescar. Além disso a extinção de qualquer espécie é um risco para o equilíbrio ambiental da região.
Piracema é o período de desova dos peixes que ocorre entre os meses de outubro a março. Os peixes reofílicos (peixes que migram para reprodução) precisam nadar contra a correnteza em uma subida árdua até as cabeceiras dos rios, para se reproduzirem.
Na maior parte do Brasil, o período de defeso começa a partir do dia 1º de novembro e se estende até 28 de fevereiro do ano seguinte. Conversamos com José Dias Neto, analista ambiental do Ibama, para saber o que cada um significa: "A piracema é um fenômeno que representa a migração de peixes para a reprodução.
Reprodução: Desovam nos lagos e açudes em que vivem. Na época da reprodução, as traíras se reúnem em casais e preparam o lugar da desova.
As traíras são carnívoras e é comum adquirirem esses vermes quando comem outros peixes ou moluscos, principalmente crustáceos e anelídeos aquáticos (minhocas). Em geral, os nematóides se alojam na musculatura, vísceras ou gônadas dos peixes. ... É importante também não provar o tempero com o peixe ainda cru.