O presente do subjuntivo é formado a partir do radical da primeira pessoa do singular do presente do indicativo, acrescentando-se a terminação apropriada. O presente do subjuntivo é usado: Para indicar dúvidas, desejos, incertezas, probabilidades e sentimentos.
Indicativo - exprime fatos, certezas. Exemplo: Discursa muito bem. Subjuntivo - exprime desejos, possibilidades, dúvidas. Exemplo: Talvez discurse bem esta noite.
O pretérito imperfeito do subjuntivo é formado a partir da terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo, eliminando-se a terminação -ram e adicionando o sufixo adequado.
No modo indicativo, esse tempo verbal é empregado para se referir a um fato inacabado ocorrido no passado. Por isso, ele transmite uma ideia de continuidade.
Pretérito Perfeito - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. Por exemplo: Ele estudou as lições ontem à noite. Pretérito-Mais-Que-Perfeito - Expressa um fato ocorrido antes de outro fato já terminado.
No entanto, há subtilezas no seu uso: o simples é usado sobretudo na escrita literária, enquanto o composto é mais usado na oralidade. A formação do pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo é formado pelo pretérito imperfeito do indicativo do verbo auxiliar ter mais o particípio passado do verbo principal.
Usamos o pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo para indicar um fato que aconteceu antes de outra ação passada. Além disso, ele pode indicar um acontecimento situado de forma incerta no passado.
Pretérito Perfeito (simples) - é quando tem um fato que é ocorrido no tempo no qual o que fica atual já é terminado . pretérito perfeito (composto) - é um fato que já ocorreu mais ainda pode continuar a vim . Pretérito Imperfeito - quando tem alguém que pratica algum fato ocorrido e vai indo conforme o ocorrido .
A forma simples se caracteriza por expressar uma ação produzida num certo momento do passado. É a forma empregada para descrever o passado descrito frente a um observador/interlocutor. Vejamos o exemplo que segue: Entreguei as encomendas e preenchi o relatório.
Resposta. Resposta: irá se sentir ao unir os dois verbos irá-se (futuro) +se sentir obtemos sentirá.
Pretérita é o feminino de pretérito. O mesmo que: passada, decorrida.
〰️“pronome indefinido “ que funciona normalmente como sujeito, complemento objeto direto e complemento objeto indireto .
pronome indefinido A maior quantidade possível de coisas, seres ou pessoas: ele perdeu tudo o que tinha; o dinheiro para ele era tudo.
Retoma é o termo da área da economia registado, por exemplo, no Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora; significa «recuperação dos níveis económicos e financeiros de uma sociedade». Trata-se de «deriv[ação] regr[essiva] de retomar».