O tratamento para a sinovite inclui repouso, gelo, imobilização e medicamentos orais não-esteróides ou anti-inflamatórios esteróides (corticoides), podendo incluir até mesmo injeções sistêmicas ou locais de esteróides na articulação.
E curiosamente, ela está associada a uma lesão comum em quem corre, a Síndrome de Hoffa ou hoffite. A gordura de Hoffa é uma camada de lipídios localizada atrás do ligamento patelar e quando inflamada provoca dores na região anterior do joelho, inchaço e, em alguns casos, dificuldades de movimento.
Sinovite é a inflamação da membrana sinovial, um tecido que reveste a parte interna de algumas articulações, e por isso a sinovite pode acontecer no pé, tornozelo, joelho, quadril, mão, punho, cotovelo ou ombro.
Entre as medidas mais simples para tratar a sinovite, estão:
O derrame articular consiste no acúmulo de líquido em uma articulação do corpo, provocado por pancadas, quedas, infecções ou doenças articulares crônicas, como artrite reumatoide ou gota. Popularmente é chamado de 'água no joelho'.
A articulação pode doer devido a processos inflamatórios, incluídas as doenças autoimunes, como artrite reumatoide, espondiloartrite e lúpus. Além dessas situações, desgaste por uso excessivo da articulação, desalinhamento dos joelhos e sobrepeso entram na lista de causas de desconforto.
Um bom tratamento caseiro para tirar água do joelho consiste em colocar uma bolsa de água fria sobre a articulação inchada e dolorida, de 3 a 4 vezes por dia. Para isso basta comprar uma bolsa de gel na farmácia ou drogaria e deixar no congelador por algumas horas.
Clique aqui. Já a punção articular, ou artrocentese, é um procedimento que consiste em abordar uma articulação por meio da introdução de uma agulha, obtendo-se acesso ao líquido sinovial. É utilizada para diagnóstico e retirada de sangue, pus ou líquido articular aumentado.
O tratamento para aliviar a dor no joelho pode ser feito com fisioterapia e com remédios analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo médico como Paracetamol, Ibuprofeno, Diclofenaco ou Coltrax, por exemplo.
Aplicar uma compressa fria nas primeiras 48 horas para reduzir o inchaço; Aplicar uma compressa morna a partir das 48 horas para aliviar a dor muscular; Tomar remédios anti-inflamatórios e analgésicos, como Paracetamol ou Ibuprofeno, de 8 em 8 horas e sob orientação de um médico.
Gelo: deve ser utilizado quando há inflamação. Os sinais que indicam inflamação são dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.
Como aliviar a dor no joanete?