Visando manter a potência de entrada constante, o ideal seria utilizar um cabo mais grosso, que terá menor resistência ôhmica. Nesse caso o cabo 2×2,50mm², suportaria até cerca de 50 metros sem problemas de perda.
Quanto ao calibre ou bitola do cabo condutor (fio), utilize a maior bitola possível, para prevenir possível queda de tensão e aumento da corrente ao aciona-la, devido ao pico de tensão na partida. Eu aconselho a utilizar o condutor de 4 mm² de seção ou no mínimo o de 2,5 mm².
Cabo elétrico de bitola 1,5 mm² suporta corrente de 15,5 ampères sem aquecer. Cabo de bitola 2,5 mm² suporta corrente de 21,0 ampères sem aquecer....Como calcular o tamanho da bitola (Espessura)
Dicas para puxar cabos usando um passa fio
Outra dica de como passar cabo em conduíte entupido no apartamento é jogar água quente (pouca quantidade), pois se o que estiver obstruindo for apenas uma camada mais fina de cimento, talvez ela dissolva e, assim, ao inserir novamente o cabo guia para desentupimento de conduítes, pode funcionar.
A melhor coisa é comprar o cabo, as ponteiras e o alicate. Ir passando os cabos por dentro das paredes. basta enfiar pelos conduítes que eles saem no próximo ponto e ir direcionando para onde quiser. O ideal é usar um passa fios.
- Quanto mais grosso o fio, maior a área de sua secção transversal A, menor é a resistência, então: R é proporcional a 1 / A . ... Então, quanto mais grosso é o fio, menor é o valor de sua resistência, então a corrente elétrica passa por ele com maior facilidade.
Tabela para os condutores mais utilizados em circuitos elétricos residenciais
Quanto mais fino mais ele esquenta sob uma mesma corrente e este calor é PERDA DE ENERGIA. Um fio de seção nominal maior possuirá menor resistência a passagem de corrente, esquentará menos e consequentemente consumirá menos energia.
A resistência de um condutor é tanto maior quanto maior for seu comprimento. A resistência de um condutor é tanto maior quanto menor for a área de sua seção transversal, isto é, quanto mais fino for o condutor. A resistência de um condutor depende da resistividade do material de que ele é feito.
A resistência de um condutor varia com a temperatura. No caso dos metais, a resistência aumenta quando a temperatura aumentar. No entanto, há certas substâncias cuja resistência diminui à medida que a temperatura aumenta; as principais são o carbono e o telúrio.
De acordo com a segunda lei, a resistência depende da geometria do condutor (espessura e comprimento) e do material de que ele é feito. A resistência é diretamente proporcional ao comprimento do condutor e inversamente proporcional a área de secção (a espessura do condutor).
Resposta: Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Primeira Lei de Ohm, e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms.
ohm
A resistência de um fio é influenciada pela espessura e comprimento. Quanto maior o comprimento do fio,maior será sua resistência elétrica. quanto maior a espessura do fio, menor será sua resistência elétrica.
Reorganize a fórmula V=IR para encontrar o valor da resistência: R = V / I (resistência = tensão / corrente). Substitua os valores encontrados nessa fórmula para calcular a resistência total. Por exemplo, um circuito em série é alimentado por uma bateria de 12 volts e sua corrente mede 8 amps.
A resistência elétrica de um condutor cilíndrico depende dos seguintes fatores: comprimento, diâmetro ou área de seção reta e a resistividade elétrica. Esse último fator depende, tanto do material do qual o condutor é feito, quanto da temperatura apresentada por esse material.
Circuito elétrico é uma ligação de elementos, como geradores, receptores, resistores, capacitores, interruptores, feita por meio de fios condutores, formando um caminho fechado que produz uma corrente elétrica.
Obrigado Emilio. Para construir uma “resistência” de chuveiro, ebulidor, secador de cabelo se deve usar uma liga metálica com alta resistividade quando comparada à resistividade do cobre, do alumínio ou mesmo do ferro e que suporte operar em temperaturas elevadas, da ordem de 1000 graus C.