Até mar/2008 existiam 404 578 asteróides catalogados, e 2 461 cometas. Asteróides muito pequenos são chamados meteoróides.
Top 5 - Os corpos celestes
Enquanto a Agência Espacial Russa estimou que o asteroide adentrou a atmosfera terrestre ao longo de uma trajetória baixa com uma velocidade de aproximadamente 30 km/s (equivalente a 108 000 km/h), a Academia de Ciências da Rússia estima que a velocidade de entrada tenha sido de 15 a 20 km/s.
Se o risco originado tiver uma cor avermelhada ou marrom é provável que a amostra seja uma hematita. Geralmente a primeira coisa que conseguimos perceber ao tentar identificar um possível meteorito é o seu formato, cor e textura da superfície.
Meteoro, também conhecido por Estrela Cadente é um fenômeno astronômico da passagem de um objeto sólido pela atmosfera terrestre, proveniente do espaço. ... Os pequenos pedaços que se soltam destes corpos celestes maiores, podem ser atraídos pelo campo gravitacional terrestre, fazendo com que atravessem a atmosfera.
Sonhar com meteoro é um presságio que indica que grandes coisas chegarão e será preciso ter muito cuidado. Em resumo, a melhor alternativa é entender que até mesmo esses eventos são necessários para a evolução. Aquele pensamento de que apenas coisas boas chegam, é coisa do passado e precisa ser muito bem pensado.
SIGNIFICADO: Sonhar com meteoro caindo do céu significa que você está desfrutando as coisas boas da vida. Alguns pensamentos podem estar tentando trazê-lo de volta a uma época em que as coisas eram muito mais simples.
Meteoro, chamado popularmente de estrela cadente ou estrela fugaz, designa o fenómeno luminoso observado quando da passagem de um meteoroide pela atmosfera terrestre. A palavra "meteoro" vem do grego μετέωρος metéōros "elevado; alto (no céu)" (de μετα- meta- "acima" e ἀείρω aeiro "eu levanto"), ou seja, elevado no céu.
Os meteoróides, ao penetrarem na atmosfera, dão origem aos meteoros que, ao atingirem a superfície terrestre, recebem o nome de meteoritos. ... O fenômeno luminoso que surge associado ao meteorito é às vezes acompanhado de explosões e ruídos semelhantes a uma trovoada muito afastada.
Quando a Terra, seguindo seu movimento de translação ao redor do Sol, passa por uma região onde há o rastro da passagem de um cometa, fragmentos oriundos do cometa podem entrar na atmosfera terrestre em grandes quantidades, formando inúmeros meteoros. Esse fenômeno é chamado de chuva de meteoros.
O que causa os meteoros? O atrito dos meteoritos com os gases da alta atmosfera faz com que as partículas do corpo celeste alcancem altíssimas temperaturas e, literalmente, incendeiem. Esse rastro luminoso é o que chamamos de meteoro.
Quando uma rocha atravessa nossa atmosfera, a uma velocidade entre 11 e 72 km por segundo, ela aquece muito e perde matéria, fazendo com que menos de 5% dela atinja, de fato, a superfície da Terra. Quando isso acontece, nomeamos esta rocha de meteorito.
De acordo com os especialistas, o impacto do asteroide com as rochas terrestres acabou por vaporizá-las. A poeira se espalhou por todo o planeta, bloqueou o sol e causou um inverno global rigoroso e longo, que acabou extinguindo todos os dinossauros.
A maioria dos meteoroides pega fogo ao entrar na atmosfera, criando um rastro de luz denominado meteoro, conhecido também como estrela cadente. Quando um meteoroide não se destrói durante a queda e atinge a superfície da Terra, passa a chamar-se meteorito.
O valor das pedras do norte-americano chega a R$ 168 por grama (peça de 8,98 gramas por U$$ 270, ou cerca de R$ 2.
Conforme a composição, os meteoritos são classificados em aerólito (rochoso), siderito (metálico) ou siderólito (metálico-rochoso). Normalmente, eles são formados por minerais e liga de ferroníquel, dando resistência ao fogo decorrente do atrito provocado com a atmosfera.
Na pior das possibilidades, se ele realmente colidisse com a Terra, cientistas afirmam que o estrago não seria tão grande a ponto de acabar com a raça humana – assim como diz a imprensa. Além disto, a direção dele pode mudar de acordo com a gravidade e até mesmo com a temperatura da Terra.
A Terra passou por períodos de mudanças abruptas e catastróficas, alguns devido ao impacto de grandes asteroides e cometas no planeta. Poucos destes impactos causaram mudanças climáticas massivas e a extinção de grande número de espécies de plantas e animais.
Com todas as árvores destruídas, os ecossistemas anteriormente florestados "se tornariam apenas uma fonte de emissão de dióxido de carbono na atmosfera, em vez de um dreno", diz Paolo D'Odorico, professor de Ciências Ambientais da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos.
Pela ordem de distância do Sol os planetas são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Saturno
Desde pequenos, na escola, aprendemos sobre cada um dos oito planetas oficiais que fazem parte deste sistema: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Os quatro planetas gasosos do Sistema Solar são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. São os mais afastados do Sol. Júpiter: É o maior planeta do Sistema Solar e recebeu o nome do rei dos deuses.
O planeta Terra é o planeta habitado por nós, seres vivos. Conhecido também como planeta água, é o maior dentre os quatro planetas rochosos que fazem parte do Sistema Solar. O Planeta Terra é um dos planetas que fazem parte do Sistema Solar e é o terceiro planeta mais próximo do Sol.