Condições necessárias para realizar-se um bom exame clínico: Respeito e delicadeza durante a realização do exame: só expor o segmento do corpo em exame; informar o paciente sobre os passos de exame; ao examinar segmentos em que há queixa álgica, informar o paciente.
Você sabe como deve ser uma consulta médica?
De acordo com Ariadne, a inspeção consiste na avaliação minuciosa e sistemática da superfície externa. Vários segmentos corporais são observados: aspecto, tamanho, cor, forma e movimento.
Inspeção é um tipo de checagem que elenca itens para verificação, a fim de identificar se as condições exigidas para determinada tarefa estão em conformidade. Assim, trata-se de uma ação que está diretamente relacionada com implementação e a padronização de processos.
Na inspeção dinâmica observam-se os movimentos respiratórios, suas características e alterações. Para o reconhecimento do tipo respiratório, observa-se atentamente a movimentação do tórax e do abdômen, com o objetivo de reconhecer em que regiões os movimentos são mais amplos.
Este se constitui de quatro etapas: inspeção estática, inspeção dinâmica, palpação, e ausculta pulmonar 5. A inspeção estática é a avaliação do paciente sem analisar os movimentos respiratórios, começando pela observação do mesmo no leito.
Aparelho Respiratório
Na inspeção estática, coloca- -se a paciente sentada de frente para o observador, com o tórax desnudo, e membros superiores relaxados ao lado do corpo. Anotamos após a observação, alterações de pele, pigmentações, cicatrizes, simetria, contornos, retrações e abaulamentos, dando atenção especial às aréolas e papilas.
A expansibilidade torácica foi avaliada através da cirtometria no 4º espaço intercostal em inspiração máxima e em expiração máxima e também através da biofotogrametria computadorizada torácica antero-posterior, subcostal e látero-lateral e a capacidade vital através da espirometria.
- Crianças maiores de 2 meses até 11 meses : 30 a 50 rpm. - Crianças de 12 a 59 meses: 20 a 45 rpm. É considerado taquipneia quando a frequência respiratória ultrapassa a faixa ideal para cada idade, bradipneia quando fica abaixo e apneia é a ausência de movimentos respiratórios.
À ausculta os sons pulmonares normais/fisiológicos são:
Os quatro tipos de ruídos são:
Inspeção - taquipnéia, expiração prolongada, tórax em tonel, dedos em baqueta de tambor. Palpação - diminuição da expansibilidade; FTV diminuído. Percussão - hiperressonância, limite inferior de ambos pulmões rebaixados. Ausculta - MV diminuído, prolongamento da expiração, ocasionalmente roncos, sibilos e estertores.
O espaço intercostal é o espaço existente entre duas costelas. Como existem 12 costelas de cada lado do tórax, existem 11 espaços intercostais.
O frêmito toracovocal estará aumentado nas cavidades pulmonares, quando elasforem de tamanho maior do que 4 cm de diâmetro, localizadas superficialmente,rodeadas de tecido condensado e com brônquios permeáveis.As causas que originam diminuição do frêmito toracovocal são as seguintes: Defeito na emissão do som (afonia ...