Pois saiba que isso não é só uma impressão! Depois de seu amigo peludo ter atingido seu tamanho máximo, aos 6 meses de idade, ele ainda vai continuar amadurecendo. Na verdade, o gato é considerado adulto a partir de um ano de idade. Isso significa que seu corpo não estará mais em desenvolvimento.
Entre os dois e três meses de idade: O gato costuma pesar, aproximadamente, entre 800 gramas e 1 kg de peso. Estão praticamente desenvolvidos e experimentam de forma ativa o meio onde vivem.
Seja paciente e dê tempo para que ele possa sair da situação de estresse. Principalmente se o motivo for uma mudança drástica na rotina. É preciso que ele se acostume à nova situação para então ficar a vontade novamente. Não tente forçar nada, pode ser que isso só piore o estado do seu pet.
Distraia-o com atividades durante o dia para fazê-lo gastar a energia acumulada. Rotina: os gatos costumam lidar bem com a rotina e você pode aproveitar isso. Procure criar um ritual antes de ir dormir, seja com brincadeiras ou demonstrando que está na hora de irem para a cama.
Quatro dicas para adaptação
Resumo
É essencial usar fubá do tipo “flocão” (tem escrito na embalagem), pois ele cozinha mais rápido e rende uma polenta mais cremosa. Meu método pra fazer polenta é diferente, pois misturo a farinha de milho com a água fria, mesmo. Assim não tem perigo de emboloar.
A dosagem indicada é de 1 medida do Pet Milk a cada 20ml de água morninha para animais até 10 dias de vida, e 1 medida dosadora a cada 15 ml para filhotes com mais de 10 dias de vida. Ele é apresentado em pó, e o indicado é fazer as mamadeiras na medida exata e consumidas em até 24h para que não estrague.
É fundamental que o gato receba o leite materno da gata. E quando isso não ocorre por algum motivo, é necessário oferecer um substituto do leite materno, geralmente em versão pó, o importante é que seja desenvolvido especificamente para gatos.
Gatinhos podem começar a comer ração seca bem jovens, e a maioria gosta bastante. Recomenda-se que a ração seca esteja disponível o tempo todo, para adultos ou filhotes, independentemente de outro tipo de alimentação. Uma tigela de ração seca vai permitir que eles “belisquem” sempre que tiverem vontade.
Cada gato recém-nascido deve ter sua própria mamadeira. O ideal é utilizar um sucedâneo – leite comercial que substitui o leite da mãe felina – ou leite de outra gata. Se precisar preparar o leite com antecedência, mantenha-o na geladeira a até 4 graus, e alimente o gatinho quando o líquido estiver entre 37 e 38 graus.