Ao todo, estima-se que existam cerca de 100 espécies no mundo. Mas os tipos mais populares no Brasil, o galego e o tahiti, não fazem parte dessa lista. Na verdade, esses dois frutos não são limões.
Como escolher - Para saber se o limão está maduro, além de reparar na cor - se for o taiti, o ideal é que esteja bem verdinho, e o siciliano, mais amarelado -, você precisa ficar atento ao peso. Aperte a fruta e, se ela ceder um pouco, é porque tem bastante suco.
As mexericas pequenas, como a murcote e a carioca, devem ter casca fina, lisa e cor alaranjada intensa. Para as do tipo ponkan, que têm a casca mais rugosa, prefira as firmes e com a casca mais solta. E aproveite as folhas, com perfume marcante, para preparar uma caipirinha de maracujá com gengibre.
Sua pele deve parecer suave e estar macia, esse é o indicativo de que a tangerina está bem madura. Prefira também as de maior tamanho se você é dos que gosta das tangerinas doces e suculentas; se por outro lado, prefere as um pouco mais amargas e secas, então as pequenas são as indicadas.
Tanto a ponkan quanto a mexerica são tangerinas, com sabor, aroma e aspecto bem parecidos. ... Os especialistas ainda apontam uma outra distinção: a mexerica possui em sua casca muito mais óleos essenciais – substâncias que deixam aquele cheiro forte e ácido quando se descasca a fruta – do que a ponkan.
ponkan
A tangerina (citrus reticulata), também conhecida como mexerica e bergamota, possui várias espécies, dentre elas está a poncã (ou ponkan), olé, carioca e verona. Por aqui, o comum é a poncã. Elas são frutas cítricas de pele fina e sabor memorável, que variam de muito doce a azedo.
A mexerica (chamada de bergamota no Rio Grande do Sul) é extraída da planta Citrus deliciosa, que dá frutos levemente menores e mais ácidos. Já a ponkan tem um sabor mais doce, casca mais grossa (de cor laranja amarelada) e é mais comum e extraída da planta Citrus reticulata (de onde vem a maioria das tangerinas).
É tangerina ou mexerica? Essa dúvida sempre paira quando o nome dessa suculenta fruta híbrida entre em cena. ... Em linhas gerais, a mexerica é uma espécie específica da tangerina. Ou seja, é um tipo de tangerina, fruto da planta "Citrus deliciosa", e que tem a característica de ser um pouco menor que uma tangerina normal.
A tangerina (Citrus reticulata), também conhecida como mexerica, laranja-mimosa, mandarina, fuxiqueira, poncã (ou ponkan), manjerica, laranja-cravo, mimosa e bergamota, é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado.
Significado de Mexerica substantivo feminino Tangerina. Tangerina-cravo (Citrus deliciosa).
Mimosa é tangerina, robson, laranja-mimosa, mandarina, fuxiqueira, poncã, manjerica, laranja-cravo, vergamota, clementina, ou mexerica!
De norte a sul do país, a tangerina ganha nomes diferentes e, isso ninguém pode discordar. Bergamota, vergamota, mimosa, mexerica e até 'tanja'. ... Ou seja, podemos afirmar que a história de que a tangerina também é chamada de Robson é falsa. Tudo não passa de uma “trolagem” ou bullying com alguém que se chama Robson.
No Sudeste é conhecida como "Tangerina". No Sul, a galera come "Bergamota". Já no Nordeste, é chamada de "Mimosa" e "Laranja-Cravo". Existem outras variações como "Mandarina", "Fuxiqueira" e "Manjerica".
Obrigado. A tangerina é o fruto da tangerineira (também chamada bergamota ou vergamota), sendo que a árvore é considerada uma espécie de laranjeira.
Toda semana, seu pé de tangerina deve ser pulverizado com água, pois uma umidade do ar alta é vital para esta planta. No verão, a tangerineira deve ser molhada diversas vezes em um único dia. No inverno, no máximo três vezes por semana, conforme o solo seco suga a água em temperatura ambiente.
Em condições ideais de clima e solo, a tangerineira começa a produzir frutos para consumo, em média, a partir do segundo ano após o plantio e aumenta até o décimo ano, quando as árvores são consideradas adultas. Até os 20 anos, conta com boa produção, de cerca de 250 quilos de frutos por árvore.
Esta é uma variedade das mais clássicas da tangerina e é obtida diretamente da planta 'mãe', Citrus reticulata. É também a mais amigável aos consumidores pois é muito fácil de se descascar e é a mais doce entre as tangerinas.
2 – Origem da tangerina O nome oficial da tangerina é Citrus reticulata. Ela veio do sudoeste tropical e subtropical da Ásia, onde hoje é a Índia e a China.
Agr Variedade de tangerina originária do Japão e cultivada no Brasil, grande e de casca frouxa. ETIMOLOGIA jap ponkan.