São características do Pré-Modernismo: a) Riqueza em detalhes e pelo exagero. ... No Pré-Modernismo, a linguagem utilizada é simples e coloquial, bem como os trabalhos literários caracterizam-se pela presença de personagens como sertanejos, caipiras e mulatos, entre outros.
As principais características do realismo literário estão relacionadas com a capacidade de demostrar a realidade da maneira mais verossímil possível. ... Retrato fidedigno da realidade. Busca do objetivismo. Cientificismo e materialismo.
Euclides da Cunha foi convidado a cobrir a Guerra de Canudos, o que resultou em sua obra-prima: Os sertões. Muitas vezes chamado de barroco científico, pela opulência das imagens e pelo uso acentuado de oposições e contrastes, o texto de Euclides da Cunha é uma verdadeira engenharia da palavra.
Euclides da Cunha = retratou a miséria do subdesenvolvido nordeste do país. Lima Barreto = retratou a vida carioca urbana e suburbana do início do século XX. Monteiro Lobato = retratou a miséria dos moradores do interior do sudeste e a decadência da economia cafeeira.
Trata da Guerra de Canudos (1896-1897), no interior da Bahia. Euclides da Cunha presenciou uma parte da guerra como correspondente do jornal O Estado de S. Paulo. Pertence, ao mesmo tempo, à prosa científica e à prosa artística.
Os Sertões
Os sertões, de Euclides da Cunha, é o livro que inaugura o pré-modernismo (1902-1922), um período literário que faz a transição entre o simbolismo e o modernismo brasileiros. Assim, apresenta traços de estilos anteriores — realismo, naturalismo, parnasianismo e simbolismo.
cinco anos
Euclides da Cunha (Bahia)
O povoamento começou na Fazenda Cumbe do Major. Os jesuítas, então, ergueram no local uma capela e um convento. Posteriormente chegaram mais colonos e o povoado se desenvolveu sendo elevado à Freguesia de Nossa Senhora do Cumbe em 1881.