Antes usados para lazer, navegação e pesca, hoje quase todos os 150 igarapés da capital amazonense estão poluídos com lixo e outros rejeitos.
A cidade pertencente à mesorregião do Centro Amazonense e microrregião de Manaus, localizando-se na confluência dos rios Negro e Solimões....
Os principais rios navegáveis da região amazônica são o Solimões/Amazonas, o Negro, o Branco, o Madeira, o Purus e o Juruá, e a navegação hidroviária é o único meio de acesso a quase totalidade dos municípios da região.
Amazonas
rio Amazonas
Limita-se com os municípios de Presidente Figueiredo, Careiro, Iranduba, Rio Preto da Eva, Itacoatiara e Novo Airão. Manaus possui a quarta maior área urbana do país com 427 km², segundo dados da Embrapa divulgados em 2017. É a maior área urbana por município das regiões Norte e Nordeste.
Amazonas
A região de Manaus que possui um sistema de cavernas é a localizada no munícipio de Presidente Figueiredo, no Amazonas. Nessa região está presente a Caverna do Maroagua. Manaus é a capital do Amazonas e não possui um sistema de cavernas, mas o município vizinho de Presidente Figueiredo possui a Caverna do Maroagua.
Fica a cerca de 1h30 de Manaus. São mais de 102 cachoeiras catalogadas. O local é muito rico em termos de beleza natural e realmente merece mais atenção dos viajantes. Entre os passeios por lá estão: as cachoeiras da Neblina e da Pedra Furada, além da gruta da Judéia.
Espeleologia é uma área do conhecimento que se preocupa com o estudo das cavernas, observando as condições de sua gênese e evolução no decorrer do tempo. ... A origem do termo espeleologia vem do latim, e significa spelaeum (caverna) e logos (estudo).
As cavernas são formadas a partir da reação em equilíbrio químico de dissolução do carbonato de cálcio em água e gás carbônico. Ao gotejar de maneira lenta e contínua, é liberado o gás e a água evapora, formando no teto as estalactites. ... Esses tipos de reações em equilíbrio são muito vistas no cotidiano.
O equilíbrio químico ocorre quando em uma reação reversível (ocorre paralelamente nos dois sentidos), a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa. Quando esse equilíbrio é alcançado, as quantidades de reagentes e produtos envolvidas na reação permanecem estáveis.
As cavernas são formadas pela dissolução de carbonato de cálcio (CaCO3) em água. Dessa forma, a água vai evaporando e também há a liberação do CO2(g), e o carbonato vai se depositando na forma de estalactites no teto. ...
Essas formações são denominadas estalactites, quando estão no alto; e estalagmites, quando estão para baixo. Ambas são formações decorrentes do gotejamento de água das fendas das paredes das cavernas de rocha calcária, transportando parte do calcário desta.
As rochas carbonáticas ou calcárias são rochas sedimentares constituídas predominantemente por calcita (carbonato de cálcio) e/ou dolomita (carbonato de cálcio e magnésio). Podem ainda conter impurezas como matéria orgânica, silicatos, fosfatos, sulfetos, sulfatos, óxidos e outros.
A l e lll favorecem. Os estalactites são formados por CaCO3, que estão do lado dos reagentes. ... A elevação da temperatura do interior da caverna fará com que a água evapore, causando o mesmo efeito e favorecendo a formação dos estalactites.
Resposta. A água penetra no solo calcáreo e vai arrastando o carbonato de cálcio. Ao pingar, na gruta, ela deixa um resíduo no teto, que vai se cristalizando e formando as estalactites. O que ela arrasta para o solo da caverna vai se acumulando e formando as estalagmites.
Estalactites são formações rochosas sedimentares, mais explicitamente rochas sedimentares quimiogénicas, que se originam no teto de uma gruta ou caverna, crescendo para baixo, em direção ao chão, pela deposição (precipitação) lenta e contínua de carbonato de cálcio arrastado pela água que goteja do teto ou que sofre ...
Vigia é aquele que faz o trabalho de vigiar, zelar, guardar, através da observação, um patrimônio alheio, com a finalidade de inibir ou detectar tentativas de crime contra o patrimônio (furto, roubo, dano e etc).