Verduras e legumes
Um tomate, pode pesar 500g e outro 300g e outro 200g.
O preço de 3,2 KG de tomates é 11,20 R$.
Cada pé de tomate gera 18 cachos, que brotam quatro tomates para cada um deles, o que resulta em 72 frutas por pé. O plantio rende 1 mil caixas de tomate, com cerca de 22 quilos em cada uma delas, totalizando 22 mil quilos de tomate por safra.
ESPAÇAMENTO Entre plantas, a recomendação é de 50 a 60 centímetros e, entre os sulcos, de um a 1,20 metro. Uma dica para um crescimento mais vigoroso do tomateiro é combinar o cultivo com ervas aromáticas.
Nota: Os tomates-cereja têm crescimento indeterminado, ou seja, significa que continuará a crescer indefinidamente. Por isso, evite plantá-los num vaso pendurado, uma vez que a planta pode ultrapassar o tamanho deste rapidamente.
Em se tratando o tomateiro para mesa, recomenda-se a primeira adubação de cobertura 15 DAT na proporção de N:P:K igual 1:4:2 ou 1:5:2. Da segunda à quarta adubação de cobertura deve-se disponibilizar apenas N:K na relação de 1:1, entre 30 e 60 DAT.
Para as mudas, receber água todas as manhãs propiciará um desenvolvimento mais rápido e saudável. Quando já estiver crescido, três vezes por semana é o suficiente. Aguar demais a planta pode encharcar suas raízes também, então é necessário cuidado com os excessos.
Além do problema do ramo ladrão, temos duas outras questões importantes. A primeira é a adubação, precisamos adubar o pé de tomate antes dele florescer e também depois dele dar frutos, este último muito de nós esquecemos e isso faz com que o pé enfraqueça demais. Sempre após uma frutificação devemos adubar a planta.
Se o pé de tomate floresceu e passou por quatro noites de temperaturas muito baixas, as flores cairão. Temperaturas noturnas acima de 23ºC possuem o mesmo efeito nas flores. Isso acontece porque muito calor à noite faz com que a planta utilize todas as reservas de alimentos que produz durante o dia.
Deve começar-se a remoção quando os tomateiros apresentam uma altura entre os 30 e os 40 cm. Normalmente, nessa fase vegetativa, aparecem as primeiras flores e é comum eliminarem-se todos os rebentos que lhe estão abaixo.
Raízes na água: Então você pode simplesmente mergulhar o corte na água ou plantá-lo diretamente no solo. Na água, as raízes aparecem em uma semana, logo após o fim da segunda semana eles já poderão ser transplantados. Tomates são plantas perenes e podem viver por anos em climas quentes.
Os tomates cerejas são cultivados a partir de sementes, mas você também pode fazer mudas com pedaços de galho do tomateiro. É fácil obter a germinação: coloque o galho dentro em um pote com água. Dentro de alguns dias o pedaço da planta cria raízes e pode ser transplantado para o vaso definitivo.
O solo ideal para plantar tomates deve possuir pH entre 5,5 a 7, com boa drenagem. A camada superficial do solo deve estar sempre bem irrigada e não deve ficar encharcado para evitar a proliferação de doenças e demais pragas. Um solo fértil faz toda a diferença no desenvolvimento da planta.
Muita planta se dá bem a meia sombra. Mas, normalmente o tomateiro requer muito sol. Reserve um local ensolarado para garantir a saúde da sua planta.
Lista dos melhores “amigos” dos tomates:
8 horas
3- Para cultivar o Tomate, o terreno deve ser profundo, solto, permeável, bem drenado, areno-argiloso e com pH entre 5,5 e 6,5. 4- O espaçamento entre plantas pode variar de 50 a 60 centímetros e, entre os sulcos, de um a 1,20 metro. 5- Mantenha o terreno sempre úmido. Irrigue as plantas a cada dois ou três dias.
Melhor Substrato para o Pé de Tomate O substrato para cultivo é composto orgânico, adubo de aves e areia, na proporção de 4:1:1. Misturar bem e colocar no recipiente com o furo de drenagem protegido.
Muitos cultivares de tomate apresentam crescimento indeterminado e precisam ser cultivados com tutoramento. Isso pode ser feito amarrando a planta a uma cerca, a varas dispostas em X a cada 10 ou 15 dias. A altura mínima do suporte deve ser de 1,5 m (geralmente é de mais de 2 m).