Ovos
Não existe diferença de qualidade entre as proteínas da carne ou do leite e seus derivados, mas de quantidade. Enquanto um copo de leite tem aproximadamente 6g de proteína, um bife médio (100g) tem por volta de 27g e um filé de peixe (100g), 23g.
O processo de síntese proteica é determinante para hipertrofia muscular. O treinamento de força, e a ingestão de 1,6g de proteína/kg de peso/dia é suficiente para aumento da massa muscular e da força.
Ovo cozido, 146 calorias, 13,3 gramas de proteína, 9,5 gramas de lipídios, 397 gramas de colesterol, 0,6 gramas de carboidrato e 49mg de cálcio. Ovo frito, 240 calorias, 15,6 gramas de proteína, 18,6 gramas de lipídios, 516 gramas de colesterol, 1,2 gramas de carboidrato e 73mg de cálcio.
Ingerir grandes quantidades de proteína em uma única refeição pode desencadear algum desconforto para essas pessoas. O ovo frito, por exemplo, não é recomendado, pois alimentos com elevados níveis de gordura retardam o esvaziamento gástrico.
Veja alguns deles:
O ovo cru ou mal passado pode conter a bactéria Salmonella sp., que causa febre, vômitos e diarreias fortes, sendo ainda mais perigosa nas crianças. Por isso, deve-se evitar o seu consumo mal passado e também os produtos que tem ovos crus como ingredientes, como mousses, maioneses, coberturas e recheios de bolos.
A dieta diz que é só comer um ovo cozido ou pochê meia hora antes das refeições principais (café, almoço e jantar), ou substituir a carne (branca ou vermelha) por ovo. Se você fizer a dieta do ovo associada a uma dieta hipocalórica, ou seja, com poucas calorias durante todo o dia, você emagrece.
Este é o caso do ovo, que é um alimento que sacia facilmente uma pessoa. Estudos têm mostrado repetidamente que as refeições com ovos aumentam a saciedade e reduzem a ingestão de alimentos durante as refeições posteriores, em comparação com outras refeições com o mesmo teor calórico.
Como falamos, fisiculturistas ingerem só a clara pois precisam de grande quantidade de proteína e pouca gordura —algo que pode ser obtido também com peito de frango e alguns peixes, mas muitos atletas preferem o ovo por ser mais prático, como Gracyanne explicou.
Quando cozinhamos o ovo, com o calor, o ácido sulfídrico presente na clara reage com o ferro que há na gema formando Sulfeto Ferroso, que dá o cheiro de ovo cozido. ... Ele é aquele verde escuro formado entre a gema e a clara quando cozinhamos demais o ovo.